Natureza exuberante emoldura esta casa em Moçambique
Grandes aberturas transformam o verde em protagonista do projeto, que usa tons claros e texturas naturais
Localizada na região de Vilanculos, em Moçambique, esta casa é banhada por uma praia deserta de areia clara e folhagens fartas. Esse cenário paradisíaco foi o escolhido pelo casal Lloyd e Elizabeth e os dois filhos para construir seu refúgio de férias. “Assim que saímos do avião, sentimos o cheiro do lugar. É uma sensação incrível. Dobramos a barra das calças, andamos pela água e subimos em um barco que nos leva através da baía direto ao nosso paraíso”, conta Elizabeth.
Depois de encontrar o terreno ideal, os proprietários contrataram o arquiteto Andrew Makin, do escritório Design Workshop: SA, para transformar os desejos da família em realidade. Enquanto discutiam as ideias para a casa, Makin desenhou um esboço na areia. “Pensamos em investir em um projeto linear, feito de uma série de pavilhões ligados por um piso flutuante”, explica o profissional. Entre o rascunho e a construção, algumas mudanças aconteceram. “A princípio, a sala de estar estava no meio, mas, no projeto final, o ambiente foi para a extremidade”, complementa.
Criar as sensações de privacidade e introspecção foi outra preocupação do arquiteto ao desenhar a casa. Para isso, todos os quartos foram posicionados com vista para o mar e têm portas individuais para a área externa. “Ficar um pouco sozinho é importante porque a solidão aumenta o sentimento de estar conectado com a natureza”, explica o arquiteto. Finalizada a construção, o décor foi encomendado a Mario Rodrigues e Andrew Irving, do escritório Interdeco. “Com grandes aberturas, a sala funciona como uma varanda coberta”, explica Mario.
Dentro e fora, o mobiliário segue um estilo rústico e aconchegante, que resulta em ambientes bem informais – há muito vime e madeira, além de tecidos de toque natural, como o linho. As pitadas de cor surgiram a pedido de Elizabeth, porém a ideia foi fugir dos tradicionais tons de casa de praia, como verde e turquesa. Assim, o laranja aparece com destaque em almofadas e estofados, trazendo calor ao restante da paleta. “Seguimos o mantra ‘menos é mais’ ao longo de todo o projeto e, por isso, evitamos muitos detalhes e ornamentos”, conta Mario. A decoração é simples e valoriza as texturas naturais para dialogar com a beleza da paisagem. “Gosto do minimalismo, mas não abro mão do conforto”, diz Elizabeth.