PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Natureza exuberante emoldura esta casa em Moçambique

Grandes aberturas transformam o verde em protagonista do projeto, que usa tons claros e texturas naturais

Por Reportagem Visual Sven Alberding | Texto Graham Wood | Edição: Nádia Simonelli
Atualizado em 20 Maio 2022, 15h55 - Publicado em 27 jan 2017, 11h36
casa-exuberante-mocambique
Elizabeth, a proprietária da casa, observa a paisagem. (Greg Cox / Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

Localizada na região de Vilanculos, em Moçambique, esta casa é banhada por uma praia deserta de areia clara e folhagens fartas. Esse cenário paradisíaco foi o escolhido pelo casal Lloyd e Elizabeth e os dois filhos para construir seu refúgio de férias. “Assim que saímos do avião, sentimos o cheiro do lugar. É uma sensação incrível. Dobramos a barra das calças, andamos pela água e subimos em um barco que nos leva através da baía direto ao nosso paraíso”, conta Elizabeth.

casa-exuberante-mocambique
Uma paisagem de natureza exuberante emoldura esta casa, numa praia paradisíaca de Moçambique. (Greg Cox / Bureaux)
casa-exuberante-mocambique
Os móveis foram transportados até a casa por meio de pequenos barcos. Estofados da Vogel Design e peças de vime da Weylandts. Os objetos são de artistas locais. (Greg Cox / Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

Depois de encontrar o terreno ideal, os proprietários contrataram o arquiteto Andrew Makin, do escritório Design Workshop: SA, para transformar os desejos da família em realidade. Enquanto discutiam as ideias para a casa, Makin desenhou um esboço na areia. “Pensamos em investir em um projeto linear, feito de uma série de pavilhões ligados por um piso flutuante”, explica o profissional. Entre o rascunho e a construção, algumas mudanças aconteceram. “A princípio, a sala de estar estava no meio, mas, no projeto final, o ambiente foi para a extremidade”, complementa.

Continua após a publicidade
casa-exuberante-mocambique
A bancada sob medida da cozinha foi produzida pela Oyster. Nas prateleiras, louças da Wonki Ware. (Greg Cox / Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)
casa-exuberante-mocambique
O telhado é feito de folhas de jekka, uma espécie de palmeira da região. (Greg Cox / Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)
casa-exuberante-mocambique
O sofá e as almofadas da área externa foram produzidos com tecidos resistentes
a sol e chuva. (Greg Cox / Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após a publicidade

Criar as sensações de privacidade e introspecção foi outra preocupação do arquiteto ao desenhar a casa. Para isso, todos os quartos foram posicionados com vista para o mar e têm portas individuais para a área externa. “Ficar um pouco sozinho é importante porque a solidão aumenta o sentimento de estar conectado com a natureza”, explica o arquiteto. Finalizada a construção, o décor foi encomendado a Mario Rodrigues e Andrew Irving, do escritório Interdeco. “Com grandes aberturas, a sala funciona como uma varanda coberta”, explica Mario.

casa-exuberante-mocambique
Aberto à paisagem, o quarto possui a cama suspensa do chão, desenhada pelo arquiteto. (Greg Cox / Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)
casa-exuberante-mocambique
Integrado ao quarto, o banheiro tem ducha a céu aberto. (Greg Cox / Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após a publicidade

Dentro e fora, o mobiliário segue um estilo rústico e aconchegante, que resulta em ambientes bem informais – há muito vime e madeira, além de tecidos de toque natural, como o linho. As pitadas de cor surgiram a pedido de Elizabeth, porém a ideia foi fugir dos tradicionais tons de casa de praia, como verde e turquesa. Assim, o laranja aparece com destaque em almofadas e estofados, trazendo calor ao restante da paleta. “Seguimos o mantra ‘menos é mais’ ao longo de todo o projeto e, por isso, evitamos muitos detalhes e ornamentos”, conta Mario. A decoração é simples e valoriza as texturas naturais para dialogar com a beleza da paisagem. “Gosto do minimalismo, mas não abro mão do conforto”, diz Elizabeth.

casa-exuberante-mocambique
Entre a casa e a faixa de vegetação, o deque com piscina é mais um ambiente de relaxamento. A cobertura garante a sombra na piscina e protege os moradores do calor. (Greg Cox / Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)
casa-exuberante-mocambique
Pôr do sol na praia na região de Vilanculos. (Greg Cox / Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.