Com décor moderno, casa valoriza luz solar sem perder privacidade
Ao apostar nas janelas de clerestório, o arquiteto Christian Dean conseguiu aproveitar o melhor da luz natural dentro das áreas internas da casa
Esta casa em Minneapolis, no estado de Minnesota, foi construída em um bairro arborizado e tranquilo. Projetada em cima de um planalto, a construção garante a família vistas incríveis da região e um pôr do sol deslumbrante. Por isso, os moradores queriam um projeto que valorizasse a luz natural o máximo possível nas áreas internas, mas que não prejudicasse a privacidade da família.
LEIA MAIS: Casa em terreno íngreme mescla o moderno e o contemporâneo
O arquiteto Christian Dean criou um projeto com o equilíbrio perfeito entre o mundo externo e a privacidade dos moradores. “Eles queriam uma estética semelhante à casa anterior, que seguia influências contemporâneas. Então nós optamos por mesclar o estilo com tendências mais modernas e descontraídas”, explica.
A estrutura foi construída com tapumes de cedro e janelas de clerestório, que iluminam o ambiente e deixam as paredes livres de forma privativa. Funcional, o hall de entrada foi equipado com diversas soluções de armazenamento e uma sapateira aos fundos. A parede de vidro ajuda os moradores a identificarem suas visitas sem dificuldades.
No living, a lareira de pedra demarca o espaço da sala de estar e da cozinha, enquanto a escada escultural atrai todos os olhares. “A escada é a peça principal da casa. Ela funciona como uma parede de apoio, pois suporta o segundo pavimento. É um elemento estrutural e decorativo”, afirma o arquiteto.
LEIA MAIS: 7 ambientes transformados pelas janelas de clerestório
A lareira em calcário preenche o grande espaço aberto e cria uma textura que conflita com a escadaria. Ampla, a sala aproveita toda a luz solar no ambiente interno graças as janelas de clerestório. Os tapumes de cedro utilizados na área externa foram reaproveitados no teto, criando uma unidade com o piso de nogueira e a carpintaria de carvalho branco.
A sala de jantar repete o design da sala, ganhando peças com traços modernos como as cadeiras dinamarquesas e a luminária de teto. A parede de vidro com janelas pintadas de branco é semelhante à porta da frente, projetada para fornecer uma sensação de abertura, mantendo a privacidade da família.
A parede do lavabo foi revestida com azulejo azul esmaltado e equipado com um armário flutuante feito sob medida. O pendente vermelho destoa a paleta deixando o ambiente mais leve e descontraído.
LEIA MAIS: Casa geminada com ventilação cruzada e espaços integrados
Já o banheiro principal seguiu o conceito de “banho aberto”, pois o espaço está literalmente aberto em ambos os lados. O gabinete, a pia e as soluções de armazenamento foram centralizadas, enquanto o vaso sanitário e o chuveiro foram dispostos nas extremidades. O mesmo modelo de azulejo utilizado no lavabo se repete, porém em tom mais escuro.
Fonte: Houzz