Ushuaia: um giro pela cidade argentina com ilustrações
Depois de um giro de três dias pela fria e distante Ushuaia, a ilustradora Paula Jardim mostra - com tinta e papel - como ela viu a cidade argentina, a última ao sul do planeta
Ilustração: Paula Jardim
A ilustradora carioca Paula Jardim tinha uns dias de folga e, sem saber bem o que fazer com eles, aceitou a dica de um amigo e embarcou, em maio, para uma aventura rápida no fim do mundo: Ushuaia, na Terra do Fogo argentina. “É uma charmosa cidade na pontinha da América, a oeste da Cordilheira dos Andes. Um dos únicos lugares no mundo que tem bosques nativos e mar, entre os oceanos Pacífico e Atlântico”, diz. É desse extremo austral do planeta que partem as expedições para a Antártica, de onde sopra um vento impiedosamente gelado. A experiência colorida, representada aqui no fino traço de Paula, foi mais que aprovada. “Pretendo voltar na alta temporada, que começa em setembro. Os parques ficam floridos e é possível acampar. Dei sorte, peguei uma temperatura entre zero e 3 graus. Um dia antes, fez 13 graus negativos”, conta. Imagina no inverno…
lustração: Paula Jardim
É fuego
“A cidade, banhada pelo Canal de Beagle, é pequena e linda. Os três dias que fiquei por lá foram suficientes para conhecê-la e fazer os passeios. Recomendo muito alugar um carro – coisa que fiz com um grupo de argentinos que conheci na pousada em que fiquei. Em outras excursões, o grupo era formado praticamente só por brasileiros – uma coisa impressionante. Uma das atrações que recomendo é visitar o antigo presídio da cidade, transformado em Museu Penitenciário. Por lá, passaram bandidos de todos os tipos, incluindo alguns famosos – caso de Carlos Gardel, que foi batedor de carteira durante um tempo.”
Ilustração: Paula Jardim
Por mar e terra
“Dos passeios oferecidos na cidade considerados imperdíveis, o mais bonito é o tour de barco pelo Canal de Beagle, que serve de fronteira entre a Argentina e o Chile. O roteiro passa pelas Ilhas Les Ecleures, Ilha dos Lobos, Ilha dos Pássaros e Ilha Bridges, para ver leões-marinhos, focas e pinguins. A vegetação na margem é linda e diferente. Navegando pelo canal, chega-se ao Farol do Fim do Mundo, uma das principais atrações. Dos passeios por terra, existem excursões ao Parque Nacional da Terra do Fogo e também por trilhas e lagos espalhados por toda a cidade. Leve um lanchinho, pois nos parques e nas trilhas quase não existe comércio.”
lustração: Paula Jardim
Cerveja, vinho e frio
“Na zona industrial da cidade conheci o Kuar, um ótimo restaurante com bons preços e excelente carta de vinhos – de quebra, oferece uma vista panorâmica para o porto e a cidade. Os pratos principais são cordeiro e pescado. O lugar é rústico e muito agradável. A cidade fabrica também uma bela cerveja artesanal, a Beagle, que vale a pena conferir. Bebida, aliás, é o que não falta: a cidade é cheia de pubs. O mais famoso chama-se Dublin e é bem aconchegante. No Ushuaia, dá para comer bem, sem gastar muito. Pratos bem servidos e saborosos, com uma garrafa de vinho para acompanhar, não passam de 50 reais.”