Solução de mães: elas contam o que fazem com as crianças durante as férias
Todas as férias... a mesma dúvida: o que fazer com as crianças? Abaixo, três mães contam como resolvem este dilema.
Tatu pode levar a filha ao trabalho
Houve uma época em que trabalhava com carteira assinada e horários abusados. Me cortavam o coração os dias em que chegava em casa para encontrar minha filha já dormindo. Por ela, mudei de profissão. Hoje, tenho o imenso privilégio de poder controlar os meus dias e horários, manejando com os clientes e parceiros as datas das produções. A nova rotina me ajuda no período das férias, já que podemos planejar uma curta viagem ou passeio. Nos dias em que o trabalho é inevitável, Alice aproveita para ir junto e brincar na cozinha. Eu passo algumas funções imprescindíveis para ela, como separar os ovos. Nos dias em que não é possível ter ela junto, as avós sempre estão dispostas a paparicar a pequena.
Tatu Damberg, produtora culinária e chef do Bergamota Café, é mãe de Alice, 5 anos, e mora em São Paulo
Luciana conta com a ajuda das mães dos amiguinhos
Quando as férias estão próximas, eu e meu marido já ficamos preocupados, pois nossa família mora longe e, infelizmente, não é tão fácil e barato achar uma saída que seja favorável. Em dezembro e janeiro, ficamos com o pequeno Arthur em casa, pois, como somos autônomos, temos essa possibilidade. Nos ajudamos no dia a dia, viajamos durante uma semana e passeamos bastante. Quando temos muito trabalho, contratamos uma professora do Arthur que faz trabalho de babá aos finais de semana e à noite, e nas férias pode ficar com ele em tempo integral se precisarmos. Além disso, as mães da escola onde ele estuda são muito unidas, e, vira e mexe, umas ficam com os filhos das outras. Às vezes até os próprios pequenos pedem para o amiguinho dormir em casa. Isso é muito legal! Só temos um filho, mas quem tem mais pode confirmar o que vou dizer: duas crianças juntas dão menos trabalho, pois interagem entre si e esquecem um pouco da gente, o que de certa maneira é bom, pois conseguimos preparar uma refeição, arrumar a cozinha ou responder a um e-mail, por exemplo.
Luciana Trafani Gomes, confeiteira, é mãe de Arthur, 4 anos, e mora em São Paulo
Hevea conseguiu pelo menos 10 dias para ficar com a filha
Minha filha terá 50 dias de férias entre dezembro e janeiro, e eu e meu marido pretendemos tirar 10 dias para poder viajar com ela. Vamos para São Paulo aproveitar a oferta cultural da cidade e realizar o desejo dela de conhecer um parque temático. No resto do tempo, Cecília ficará alguns dias na casa da avó (que sempre ajuda) e também irá com a babá visitar uma ex-vizinha nossa, que mora na praia. Para completar o quebra-cabeça, a escola dela fez convênio com um bufê infantil, e ela poderá passar várias tardes brincando lá.
Hevea Lopes, bancária, é mãe de Cecília, 3 anos, e mora em Recife