“Sinto inveja de uma grande amiga minha. O que eu faço?”

A psicanalista Cristina Ciola Fonseca, de São Paulo, dá dicas para superar essa situação ruim

“Uma grande amiga tem um ótimo casamento, um emprego incrível, é estilosa… Vira e mexe, sinto inveja dela. Gosto demais de sua companhia e não queria me sentir assim!”
 

Primeiro: não se culpe. A inveja faz parte da condição humana e aparece principalmente quando gostaríamos que algo em nossa vida fosse diferente. Segundo: fique atenta para não deixar escapar comentários negativos, que podem magoar sua amiga. Em vez disso, use o sentimento como ponto de partida para mudanças que trarão benefícios pessoais e ainda melhorarão a forma de se relacionar com ela e com qualquer pessoa de quem você sinta inveja.

“Reflita sobre o que gosta e o que não gosta em você e na sua vida, em todos os aspectos, e identifique características e atitudes que realmente deseja mudar, estabelecendo metas possíveis para obter tais resultados”, sugere a psicanalista Cristina Ciola Fonseca, de São Paulo. Tome nota para não esquecer. Ao se sentir mais realizada e feliz, você ficará tranquila para aproveitar a companhia de sua amiga.