Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Shiatsu: 10 toques de energia para equilibrar o corpo

Usando a ponta dos dedos ou a palma das mãos, você pode equilibrar os canais de energia do corpo e ganhar bem-estar da cabeça aos pés.

Por Redação M de Mulher Atualizado em 15 jan 2020, 04h28 - Publicado em 2 jun 2014, 21h00

A técnica japonesa shiatsu tem o mesmo objetivo que a acupuntura. A diferença é que não utiliza agulhas. 
Foto: Getty Images

 

O que nós, ocidentais, denominamos e conhecemos por doença e cura, os orientais entendem como desequilíbrio e reequilíbrio. “Para eles, uma dor ou uma enfermidade no corpo físico surge quando há um desarranjo no nosso campo energético, que, por sua vez, tem relação com as emoções, os sentimentos, os pensamentos e com o modo de vida”, explica a psicóloga, terapeuta holística e especialista em shiatsu, Tania Resende, de São Paulo.

Ela organizou uma sequência de dez passos de automassagem (envolvendo o corpo todo) utilizando a técnica japonesa de reequilíbrio energético. “Shiatsu significa pressão com os dedos e tem o mesmo objetivo da acupuntura“, esclarece. Em ambos os casos, os estímulos, além de tratar dores e outros sintomas, são ferramentas de bem-estar e prevenção.

A série apresentada a seguir pode ser feita por você a qualquer momento e em qualquer lugar – de preferência, sentado. Se não for possível realizar toda a sequência, perceba aquelas regiões do corpo que estão mais doloridas ou cansadas e cuide delas – começando sempre da cabeça em direção aos pés. “Um bom norteador é: a pressão nunca deve chegar ao nível de você sentir dor”, avisa a psicóloga.


1. Massageie toda a cabeça com os dedos

Como fazer: curve os dedos naturalmente. Com a ponta, penteie sua cabeça deslizando da linha frontal do cabelo até o pescoço. Aplique uma pressão moderada e confortável. Repita esse deslizamento 20 vezes.


2. Deslize os dedos sobre as sobrancelhas

Como fazer: coloque a ponta dos dedos médios no canto interior das sobrancelhas e, levemente, delize-os ao longo delas em direção às extremidades. Repita 10 vezes – inicie sempre pela parte interior e nunca o contrário.

Continua após a publicidade


3. Pince a ponta das orelhas

Como fazer: posicione os polegares e indicadores na ponta superior das orelhas. Dê suaves puxadinhas como se estive pinçando-as. Percorra toda a extremidade, partindo do alto em direção ao lóbulo. Repita 10 vezes.


4. Friccione as laterais da nuca

Como fazer: apoie a palma das mãos em torno da nuca. Depois, friccione-a para trás e para a frente. O movimento não precisa ser forte. Naturalmente, a ação de friccionar as mãos na região irá provocar um gostoso aquecimento. Repita 30 vezes.


5. Amasse o centro do tórax em círculos

Como fazer: pouse a base da mão (direita ou esquerda) sobre o esterno (osso localizado no meio do tórax). Com força moderada, pressione a região fazendo círculos, ora em sentido horário, ora em anti-horário. Faça ao todo 40 círculos.


6. Circunde a área do umbigo

Como fazer: antes de iniciar, esfregue a palma das mãos para aquecê-la. Em seguida, pouse a palma da mão (direita ou esquerda) no abdômen. Deslize-a ao redor do umbigo com pressão moderada. Repita 20 vezes em sentido horário.


7. Pressione o abdômen com o polegar

Como fazer: use a ponta do polegar (direito ou esquerdo) para apertar o ponto de energia localizado a 7 cm abaixo do umbigo. Use-o para fazer pequenos círculos no mesmo local. Repita de 50 a 100 vezes alternando o sentido: horário e anti-horário.


8. Friccione a região lombar

Como fazer: esfregue as mãos novamente para aquecê-las. Posicione a palma das mãos na região lombar – de forma que fiquem 4 cm distantes do centro da coluna. Movimente-as para cima e para baixo. Repita o vaivém de 50 a 100 vezes.


9. Friccione ombros, braços e mãos

Como fazer: estenda o braço esquerdo com a palma da mão para cima. Deslize a mão direita por ele, partindo dos dedos até o ombro. Depois, faça o movimento de descida, mas com a palma esquerda para baixo. Repita 20 vezes em cada braço.


10. Friccione pernas, joelhos e pés

Como fazer: sente-se mantendo as pernas estendidas a sua frente. Segure a coxa esquerda com as duas mãos e vá deslizando até chegar aos pés. Da mesma forma, retorne à coxa. Repita o deslizamento completo 20 vezes em cada perna.

Continua após a publicidade
Publicidade