Saio frustrada das reuniões porque não consigo expor minhas ideias

Tem dificuldade para interromper seus colegas homens, que falam à vontade, sem medo de ser feliz? Veja as dicas da nossa colunista Cynthia de Almeida

Saio da maioria das reuniões de trabalho frustrada por não conseguir expor minhas ideias. Meus colegas, na maioria homens, falam o tempo todo e não me dão a palavra.

Não dão nem vão dar, minha cara. Quem vai tomá-la (a palavra) é você mesma. O que acontece com você, entrar muda e sair calada de reuniões, mesmo quando tem um monte de coisa interessante a dizer, é muito comum entre as mulheres. Tão grave que na prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pós-graduandas do curso de business foram convocadas a fazer aulas de “levantar os braços e falar” como forma de aumentar a participação das alunas em classe, o que lá vale tanto quanto as notas das provas. Enfim, mulheres, seja em Harvard ou no seu escritório, ficam esperando “ganhar a vez” e não aprenderam a se colocar pontual e estrategicamente nas discussões, com o tom de voz certo, sem titubear. Uma das coisas que aprendi com o chefão do RH do Google, Laszlo Bock, que entrevistei há pouco tempo, é que eles provaram por lá que homens e mulheres fazem pausas diferentes ao final de cada frase. Mulheres dão pausas maiores e o que oferece espaço para outros (homens, geralmente) falarem. Os rapazes dão intervalos mais breves: temos que aprender a aproveitar as pequenas brechas sem cerimônia. É pra falar qualquer coisa? Claro que não. Temos que ter o conteúdo adequado na ponta da língua se quisermos, além de falar, ser ouvidas. Para isso é importante se preparar para cada reunião. Feito isso, vai sem medo: levante o braço inteiro, seja firme, tome a palavra e não permita que a interrompam antes de concluir seu raciocínio.

Cynthia de Almeida é colunista de carreira de CLAUDIA e escreve aqui no site toda terça-feira. Mande sua dúvida para ela!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s