Relacionamento entre pais e filhos pode ser prejudicado por uso de smartphones

Estudo realizado por cientistas da Universidade de Boston revela que adultos que usam celulares durante a refeição demonstraram focar atenção somente no aparelho e acabam deixando os filhos de lado.

Você atende o celular durante as refeições que faz com os filhos? Confere o seu email de hora em hora? É viciada em aplicativos de mensagens? Já parou para pensar o quanto isso pode ser prejudicial para o seu relacionamento com a família?

Pesquisadores da Universidade de Boston analisaram anonimamente 55 cuidadores, a maioria pais, enquanto estes almoçavam em restaurantes com crianças. O resultado deste trabalho, que foi publicado na edição de abril de 2014 do periódico Pediatrics, revela que 73% das pessoas deste grupo usaram seus celulares durante quase toda a refeição e demonstraram focar atenção somente no aparelho. Mais de 15% deles usaram os aparelhos no final da refeição enquanto as crianças ainda estavam comendo, e continuavam a mexer nos dispositivos conforme deixavam o restaurante.

Os estudiosos também notaram que, na maioria das vezes, as crianças tentaram chamar a atenção dos adultos quando eles olhavam para cima, fora da visão da tela de seus telefones. Para Christine Bruder, psicóloga especializada em desenvolvimento infantil e idealizadora do centro de estudos Primetime Child Development, é muito preocupante saber que o hábito de se reunir com a família e aproveitar momentos únicos com os filhos, como da refeição, está sendo cada vez mais menosprezado. “Não é suficiente a presença física dos pais, é necessário que eles deem atenção direta aos seus filhos. O bom desenvolvimento dos bebês 0 a 3 anos, por exemplo, depende da qualidade e quantidade do tempo que eles passam com seus pais e cuidadores. Um adulto conectado na rede não esta conectado à criança”.

O ideal seria que a famíla fizesse pelo menos uma refeição do dia em conjunto. E este momento de lazer não pode ser desperdiçado. É entre pratos e talheres que nos aproximamos um pouquinho mais das pessoas – e o reflexo da sensação de acolhimento à mesa se evidencia no humor, na alimentação e até na autoestima de todos. Dar atenção e ouvir os pequenos é essencial para o crescimento infantil saudável. Enquanto come, a criança contará, por exemplo, como foi seu dia. Já você poderá relatar algo do passado, dar exemplos e passar ensinamentos. “A atenção às crianças durante as refeições ajuda na formação de um vínculo de qualidade entre pais e filhos e à noção saudável de hábitos familiares e socialização”, reforça a especialista.

E aí? Vai continuar deixando de notar tudo o que acontece ao seu redor enquanto olha para a telinha do celular?