PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Professor da UFRJ é denunciado por racismo em sala de aula

"Na rua como você detecta um ladrão? Primeiro você olha a cor", teria dito o professor enquanto falava sobre sistemas de segurança.

Por Júlia Warken
Atualizado em 20 jan 2020, 15h45 - Publicado em 18 abr 2017, 18h42
University Students Working at Desks in a Classroom Seminar (Digital Vision/ThinkStock)
Continua após publicidade

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está apurando denúncias de racismo feitas pelo Centro Acadêmico de Engenharia (CAEng UFRJ) e por mais de 25 alunos da instituição. O caso teria acontecido no dia 10 de março, durante uma aula de Redes de Computadores I.

Segundo os alunos, em plena aula, o professor (que não teve seu nome divulgado) começou seu discurso racista dizendo: “Na rua como você detecta um ladrão? Primeiro você olha a cor “(e apontou para pele). Depois disso, acrescentou: “Se você tem um sistema de segurança onde só passa gente branca, quando passa um preto o sistema apita”.

O CAEng divulgou uma nota de repúdio através do Facebook e informou que já acionou um advogado para que o caso seja levado à justiça. “Infelizmente, esse tipo de comentário discriminatório não constitui um caso isolado. Diversas outras reclamações de caráter preconceituoso foram relatadas”, escreveu o porta-voz do Centro Acadêmico no mesmo post.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.