Premiação muito desigual em campeonato de skate gera revolta
No campeonato Oi Park Jam o prêmio oferecido à campeã feminina equivale a menos de um terço do que ganhou o campeão masculino.
Por Júlia Warken
Atualizado em 17 jan 2020, 09h41 - Publicado em 30 jan 2018, 10h24
Realizado na última semana, o campeonato de skate Oi Park Jam está gerando um debate mais do que necessário sobre o machismo no esporte. A polêmica toda começou a partir de uma foto que mostra os vencedores das categorias feminina e masculina.
Na imagem vemos que a atleta Yndiara Asp recebeu 5 mil reais, enquanto Pedro Barros ganhou 17 mil. Ou seja, ambos competiram no mesmo torneio, mas ele recebeu mais do que o triplo em relação a ela.
Postada nesse domingo (28), através do Instagram oficial do campeonato, a foto vem gerando muita repercussão. E as opiniões estão divididas, lógico.
Enquanto as mulheres em peso – e vários homens também – veem o caso como um exemplo claro da inequidade de gênero, muitos caras defendem que as atletas mulheres deveriam agradecer pelo espaço que é dado a elas em um evento como esse.
Continua após a publicidade
Frente à polêmica, a organização do campeonato resolveu se manifestar, dizendo que as mulheres representam menos de um terço dos competidores e que a maioria delas é amadora, enquanto os caras são profissionais.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Black Friday
A melhor notícia da Black Friday
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
a partir de 10,99/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.