Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Perdeu o cartão na viagem ao exterior? Saiba resolver imprevistos

Agências com profissionais bilíngues nas principais cidades do mundo podem ajudar viajantes diante de situações inesperadas

Por Estúdio ABC Atualizado em 27 out 2016, 17h07 - Publicado em 21 out 2016, 13h08

Viajar pelo mundo e conhecer outras culturas é um dos grandes prazeres da vida. Mas quem está com a próxima viagem marcada precisa estar preparado para imprevistos. Você sabe a quem deve pedir ajuda se perder os documentos? O importante é saber onde buscar informação ou ajuda – principalmente se você não fala o idioma local – para não entrar em pânico. Veja, abaixo, algumas sugestões de como resolver os contratempos da viagem.

Onde procuro ajuda?
Essa tarefa deve começar antes mesmo de embarcar. Vale pesquisar onde é possível sacar dinheiro ou buscar ajuda caso seja furtado, leve um golpe ou não consiga se comunicar no idioma local, por exemplo. Além de procurar a polícia, o cliente pode recorrer ao Santander Select, que possui agências com atendimento internacional, como se fosse uma agência embaixada, em mais de dez países, com profissionais bilíngues que podem auxiliar até no caso de perda de documentos. “Atendimento bilíngue é um ótimo diferencial. Explicar um imprevisto ou solicitar algo ao banco nem sempre é uma tarefa fácil, mesmo para aqueles que dominam o idioma local”, afirma Helia Lin, coach de viagens e estilo de vida.

Perdi meu cartão
Para evitar esse contratempo, é importante levar um cartão de crédito reserva, que fique guardado em um lugar diferente do cartão principal. A dica também vale para quem vai carregar dinheiro. “Dividir o montante em pelo menos dois lugares previne em caso de roubo”, diz Helia. Vale também anotar o número da central de atendimento do banco. Assim, você poderá bloquear o cartão e ainda sacar dinheiro caso aconteça algum imprevisto durante a viagem. O Santander Select oferece um número de telefone para que os clientes liguem a cobrar e recebam atendimento em português (+55 11 4504-3535).

Estou sem meus documentos
Antes de embarcar, é muito importante fazer cópias digitalizadas de todos os documentos que você pode precisar durante a viagem, como passaporte, passagens e reservas de hotéis. Se alguém roubar sua bolsa ou carteira, você ainda terá todas as informações importantes para não precisar interromper a viagem antes da hora e até mesmo facilitar a emissão de novos. Vale ainda deixar anotados os telefones da emergência, da polícia, do consulado brasileiro e do atendimento do seu banco nas cidades de destino.

Não entendo o idioma local
Está sozinho na Polônia, mas não fala polonês? Não precisa entrar em pânico. Se você fala inglês ou espanhol, procure pessoas que podem dar informações nos idiomas que você conhece. As agências com atendimento internacional do Santander Select, por exemplo, oferecem profissionais fluentes em inglês e espanhol para ajudar os viajantes. Outra opção é usar aplicativos de smartphone para descobrir as principais expressões na língua local. O importante é não ter vergonha de se comunicar.

Faltou dinheiro
Por mais planejada que uma viagem seja, é normal que os gastos ultrapassem o orçamento previsto. Afinal, é difícil deixar de fazer um passeio ou jantar em um restaurante quando se está em outro país. Mas, se o dinheiro que você levou não for o suficiente, é possível sacar no exterior. Cliente Santander Select pode navegar por um mapa online presente no Portal Global Select para buscar um serviço perto da sua localização. O banco oferece taxa de câmbio diferenciada e isenção de tarifa nos saques feitos com o cartão na função débito nos caixas eletrônicos.

Preciso de internet
Não conseguir usar a internet do hotel para resolver problemas de trabalho ou entrar em contato com a família é motivo de estresse para muitos viajantes. Mas o que fazer quando o seu filho está doente no Brasil e você não consegue ter notícias dele? Clientes Santander Select, por exemplo, podem acessar a internet gratuitamente nas agências com atendimento internacional. Acesse o portal do Santander e saiba mais sobre os benefícios do serviço.

Continua após a publicidade
Publicidade