Passagens comparadas com 56 dias de antecedência são mais baratas

Estudo mostra que o menor preço de passagem aérea é encontrado exatamente 56 dias antes da viagem – tanto para destinos internacionais quanto nacionais.

As tarifas mais baratas para passagens aéreas são encontradas 56 dias antes do embarque. É o que mostra pesquisa global feita pelo buscador de passagens aéreas e hotéis Momondo.

O estudo analisou 13,2 bilhões de preços de voos que fazem parte das rotas mais populares no site de busca – que incluem cidades brasileiras e internacionais. A conclusão é que reservas feitas com essa antecedência podem gerar uma economia de 28%.

Leia também: Google agora avisa quando é mais barato comprar passagens aéreas

Além disso, fatores como dia da semana e horário também podem influenciar. “A terça-feira, por exemplo, é o dia mais barato para voar. Já sábado é o mais caro. A diferença de gasto entre esses dois dias é de 11%. Mas as tarifas mais caras são as de voos adquiridos no dia do embarque”, diz Pedro Correia, responsável pela operação da momondo no Brasil. Ademais, voar de noite é mais barato e voar de manhã mais caro.

Pesquisas anteriores nos dois anos anteriores mostravam que, para passagens mais baratas, a reserva deveria ser feita com 53 dias de antecedência, mas houve uma mudança em 2016 acrescentando 3 dias nesse dado. Pelo site da pesquisa, é possível marcar o dia da sua viagem e descobrir qual a data ideal para compra de passagens aéreas.