Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Os cuidados necessários com os bichos idosos

Aprenda a cuidar do seu bichinho idoso e veja o momento em que a terceira idade chega para cada animal

Por Redação M de Mulher - Atualizado em 17 jan 2020, 08h15 - Publicado em 10 jan 2012, 21h00

O mais importante é que o conforto e a proteção não sejam esquecidos nessa fase delicada da vida
Foto: Getty Images

O gato começou a esbarrar na mobília? O cachorrinho tem demonstrado menos disposição para brincar? Ambos andam demorando mais tempo para comer a ração? Pois é… Seu animal de estimação deve estar entrando na terceira idade.

E, assim como os donos, eles também precisam de cuidados especiais à medida que vão envelhecendo. Aprenda a cuidar do seu melhor amigo direitinho, para garantir uma velhice feliz aos dois.


Dê a eles uma velhice tranquila

· Se o seu animal não obedece mais, pode ser que ele não esteja ouvindo bem. Já trombar na mobília significa que a visão dele enfraqueceu. Evite fazer mudanças na decoração da casa para não deixá-lo desorientado.

· Como a capacidade de digestão e absorção fica reduzida com o envelhecimento, o bicho deve comer uma ração de boa qualidade. “Quem tem problema renal ainda precisa de dieta rica em fósforo e pobre em proteína”, ensina Daniel Nepomuceno. Peça sugestões de boas rações a um veterinário.

· Outros órgãos também se tornam menos eficientes nessa fase da vida, deixando os peludos propensos a problemas de saúde como artrose, catarata, diabetes, doenças do coração e até câncer. As visitas ao veterinário, portanto, devem se tornar um pouco mais frequentes.

· Além dos cuidados com a saúde, o mercado oferece uma série de produtos para animais com idade avançada. Entre eles estão suplementos alimentares, petiscos para dentes frágeis e escadinhas para ajudá-los a subir no sofá, evitando desgastar ainda mais as articulações. Vale colocar a mão no bolso para deixar a vida de quem sempre te amou incondicionalmente mais confortável, não vale?

Veja o momento em que a idade chega para cada animal:

Cães

· Raças de grande porte tendem a apresentar os primeiros sinais entre 5 e 8 anos de idade.

· Já as de médio e pequeno porte, entre 6 e 9 anos.

Gatos

· São considerados maduros os bichanos de 8 anos e idosos, a partir dos 10. Mas alguns não apresentam sinais de senilidade até os 20 anos. Será que é por isso que dizem que eles têm sete vidas?
 

Publicidade