PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Os 5 concursos públicos mais cobiçados do Brasil e dicas para arrasar nas provas

Estabilidade de emprego e bons salários atraem concurseiros de todo o país. Veja em quais provas apostar suas fichas e como se sair bem no dia do exame

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 31 out 2016, 11h31 - Publicado em 11 jan 2016, 14h14
Getty Images
Getty Images (/)
Continua após publicidade

É bom já começar com a verdade: os concursos públicos não são nada fáceis. A concorrência é grande, as provas são difíceis e, querendo ou não, o nervosismo pode bater. Entretanto, com organização e disciplina, é possível driblar todos os obstáculos e comemorar o nome na lista do edital. Confira algumas dicas:

Prepare-se

É preciso saber que o sacrifício será necessário. Atividades prazerosas, como aquele curso de teatro, talvez precise ir para o fim da sua lista de tarefas. Até o dia do concurso, ele precisará ser o seu principal foco e, especialmente se tem outro emprego, qualquer horário livre é uma oportunidade de estudo.

Defina metas

Pequenas e grandes, elas devem ser claras e objetivas. Especifique, por exemplo, quantas horas de estudo ou quantos simulados fará e o período determinado para isso acontecer (dia, semana ou mês). Superar pequenas tarefas te dará fôlego para continuar. 

Atualize-se

Vários concursos abordam a matéria de atualidades, inclusive nas redações. Por isso, não abra mão de ler os jornais. Esteja por dentro do que está acontecendo na economia, na política e nos conflitos sociais recentes. Uma boa oportunidade é procurar reportagens do tipo “entenda o caso”, que costumam ser disponibilizadas por grandes portais e ajudam a entender as situações como um todo.

Saiba investir seu dinheiro 

Não compre todas as apostilas e livros que vir pela frente. Às vezes, vale até mais a pena pagar por um cursinho especializado no seu tipo de prova do que sair da banca com todas as publicações disponíveis. Opte por um material de qualidade, atualizado, com questões corrigidas e comentadas por professores – isso ajuda muito a assimilar o conteúdo.

Organize seu tempo de estudo e escolha seu horário

Não comece estudando tudo de uma vez, é muito provável que você se desespere. Vá com calma, de maneira gradativa, aumentando o tempo. Os períodos podem ser ajustados conforme o ritmo pessoal do candidato, preservando a lógica proposta de estudo e intervalos. No caso de conciliar estudo e trabalho, pode-se, por exemplo, aproveitar o turno da noite e o sábado para estudar. Outro ponto interessante é apostar no horário em que costuma estar mais disposto e atento. Por isso, não tenha preconceito com madrugadas, por exemplo: muitas pessoas funcionam melhor à noite.

Continua após a publicidade

Colegas de concurso

Durante a preparação, procure estar com pessoas em situações parecidas, que entendam o processo e te apoiem nessa caminhada. Construa um círculo de amigos que te incentive nos momentos de cansaço e sirva de estímulo para atingir seu sonho.

Os concursos mais cobiçados

INSS

O INSS oferecerá 950 oportunidades em uma prova acontece em maio. O concurso é nacional com vagas para os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins, e no Distrito Federal. Há vagas de nível superior para analista do seguro social e a formação exigida é em serviço social. De nível médio são 800 vagas para técnico do seguro social. As inscrições estão abertas até o dia 22 de fevereiro e os salários vão até 7.496,09 reais.

IBGE

Com salários de até 9,3 mil reais e 600 vagas, o concurso do IBGE recebe inscrições até o dia 28 de janeiro e é outro concurso de destaque em 2016. São 140 vagas distribuídas entre os estados do Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Tribunais Regionais do Trabalho

Sete concursos para juiz do trabalho estão previstos em 2016, segundo informações do Damásio Educacional e também devem ter concorrência acirrada. Oportunidades são para São Paulo (2ª Região), Fortaleza (7ª Região), Distrito Federal (10ª Região) Santa Catarina (12ª Região) João Pessoa (13ª Região), Espírito Santo (17ª Região).

Continua após a publicidade

Defensorias Públicas

Neste primeiro semestre, Acre, Amapá e Espírito Santo têm concursos previstos para defensor público, de acordo com informações do Damásio Educacional. No Amapá, serão 57 vagas e salários de 11 mil reais oferecidos.

Polícia Federal

Responsável pelos concursos mais aguardados e concorridos na área de segurança pública, a Polícia Federal pode ter concurso em 2016, segundo Nestor Távora. “É uma previsão de concurso para delegado e perito”, diz o coordenador dos cursos para concursos públicos da LFG ao Huffpost Brasil.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.