Mulheres já são responsáveis por 40,9% da renda familiar, diz pesquisa

Elas estudam mais, adiam a maternidade e possuem um aumento significativo entre os chefes de família. Colocam cada vez mais dinheiro em casa, da mesma forma que continuam ganhando menos do que os homens.

Foto: reprodução da série “Up All Night”.

O IBGE divulgou um estudo de estatísticas de gênero que mostra avanços importantes do papel da mulher brasileira dentro da família e da carreira. Mas ao mesmo tempo, também destaca pontos de desigualdade. As informações foram levantadas durante dez anos, entre 2000 e 2010.

O número de mulheres entre 25 e 29 anos com filhos diminuiu consideravelmente. Em 2000, 69,2% delas eram mães. Já em 2010, 60,1% delas tinham pelo ou menos um filho. Segundo a pesquisa, elas estão dando mais atenção à sua formação e acabam postergando a maternidade para estudar mais.
 
Em casa, elas cresceram mais de 13 pontos percentuais entre os chefes de família. De 24,9%, em 2000, para 38,7%, em 2010. Já a renda da família está sob a responsabilidade feminina em 40,9% dos lares.
 
Em média, a ala feminina continua estudando mais que a masculina, mas ainda assim ganha menos do que eles. Entre 18 e 24 anos, 15,1% das mulheres cursavam ensino superior, contra 11,3% dos homens. Porém, elas ainda recebem apenas 68% da fatia deles – enquanto eles recebem R$ 10, elas ganham R$ 6,80.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s