Menino de 12 anos morre após ser encontrado ferido dentro de escola em Belém

Em nota oficial, a Secretaria de Educação (Seduc) fala em duas versões: um tombo durante o intervalo ou agressões motivadas por bullying de colegas

Uma tragédia chocou a capital do Pará no dia de hoje. O jovem belenense Eduardo Cordeiro, de apenas 12 anos, faleceu, na madrugada desta quarta-feira (31), após ter sido internado no Pronto Socorro Municipal Mario Pinotti, com diversos hematomas pelo corpo. 

Os familiares do pequeno, que frequentava a Escola Estadual Santo Afonso no período da tarde, na região do bairro do Telégrafo, acreditam que o garoto tenha sido vítima de espancamento no colégio e não resistiu aos ferimentos. As aulas na instituição foram suspensas a partir do dia de hoje. 

Leia mais: Esta professora usou maçãs para ensinar uma lição sobre bullying​. 

Rosilene Leal, tia que morava com Eduardo e com a avó, afirmou ao portal G1 que já vinha notando um comportamento agressivo por parte dos colegas: “Ele era um menino diferente, branquinho, franzino. Ele tinha medo de falar. No mês de junho, um moleque deu uma surra nele”, lembra: “Ele estava com uma rejeição e ir pra escola. Minha mãe, minha avó já tinham ido lá. Ele falou que não queria mais ir pra aula”.

A família ainda relata que soube dos ferimentos por um vizinho e que já havia comunicado à escola sobre os constantes maus-tratos sofridos no ambiente escolar. A criança foi encontrada muito debilitada na sala da diretoria. Quando questionada, a direção não deu maiores esclarecimentos sobre o ocorrido.

Veja também: Bullying: como saberse o seu filho sofre agressões de colegas​.

Reprodução/Google Maps Reprodução/Google Maps

Reprodução/Google Maps (/)

Após ter sido levado para casa, a família se assustou com a gravidade dos ferimentos e o levou para o pronto-socorro mais próximo para a realização de exames. E, após ter sofrido cinco paradas cardíacas, Eduardo morreu às 4h da madrugada. 

Sobre o caso, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresenta duas possíveis versões em nota oficial: um tombo durante o intervalo entre disciplinas ou que o menino foi alvo de agressões por parte dos estudantes motivadas por bullying. A polícia investiga a ocorrência, registrada no posto policial do hospital.

Leia mais: Romeo, filho de Priscila Fantin, ignora bullying e mantém o cabelo comprido​.

Confira a íntegra da declaração feita pela Secretaria de Estado de Educação:

“A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tomou conhecimento do fato ocorrido em relação ao estudante Eduardo de Souza Cordeiro, 12 anos de idade, matriculado no 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Santo Afonso, no bairro do Telégrafo.

A Seduc apura as circunstâncias nas quais o fato se deu. A Secretaria de Educação levanta informações sobre duas versões do fato: a de que o aluno sofreu uma queda durante o intervalo de aula, na tarde da terça-feira, dia 30, e a outra de que foi vítima de agressões motivadas por bullying, ainda que a escola não possua histórico de agressões entre estudantes.

Uma equipe de psicólogos e técnicos da Seduc presta assistência aos familiares do estudante que e encontram no Instituto Médico Legal. A Seduc, através da sua Ouvidoria, acompanhará o inquérito policial que vai apurar os fatos.

As aulas na Escola Santo Afonso foram suspensas, de vez que os estudantes da unidade escolar encontram-se solidários com os familiares do aluno em questão.”

Veja também: Especialistas discutem os meios de acabar com o bullying​.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s