Manual da lavanderia
Com as devidas dicas para cada etapa - lavar, secar e dobrar - você pode alcançar resultados dignos de uma lavanderia profissional. É só adotar truques práticos e fazer escolhas inteligentes
Na máquina, separe as peças por
cor para não manchar
Foto: Dreamstime
Escuras para cá, claras para lá…
1. Antes de levar as roupas à máquina é necessário separá-las. Forme blocos de peças brancas, claras e escuras, deixando de lado as de tecido mais delicado, que necessitam ser lavadas à mão. Você deverá lavar cada bloco separadamente. Retire sujeiras muito pesadas e outras manchas, verifique todos os bolsos, desdobre mangas e não se esqueça de fechar zíperes e ganchos. Peças estampadas e escuras devem ser lavadas do lado avesso.
2. Quando o bloco de roupas a ser lavado estiver muito sujo invista no modo ‘água quente’ da máquina de lavar. Utilize a temperatura morna em tecidos de cor clara ou quando a sujeira for moderada. Vá de água fria quando as roupas não estiverem muito sujas ou forem de cor viva, correndo risco de desbotar.
3. A seleção do sabão também é muito importante para garantir um bom efeito na limpeza – por isso a necessidade de sempre se fazer escolhas inteligentes. Dê preferência aos líquidos, que podem ser usados na água fria. Além disso, eles são ótimos para retirar resíduos de comida e manchas oleosas. Já o sabão em pó dissolve melhor em água quente e auxilia na remoção de sujeira de lama, argila e terra. Não exagere na dose! Espuma em excesso dificulta o enxágue e deixa resquícios do produto na roupa.
4. Peças de tecidos delicados, como lingeries, devem ser lavadas à mão. Deixe as roupas de molho num tanque de água fria com um pouco de sabão. Depois, lave as peças uma a uma, esfregando com o auxílio de um sabão em barra. Deixe de molho novamente por mais dez minutos e enxágue em seguida. Retire o excesso de água da roupa sem torcê-la, pois pode deformá-la.
Lavando a roupa suja
· Sempre verifique as instruções de lavagem disponíveis no verso da etiqueta das roupas.
· Não misture roupas com toalhas de banho.
· Dê adeus a punhos e golas de camisas encardidas, esfregando sabão de coco nos locais afetados antes de lavá-la.
· Se as roupas escuras mancharem as claras, coloque-as (ainda úmidas!) numa panela com água e sabão em pó. Espere ferver. Caso a mancha não saia, acrescente um pouco de açúcar e deixe agir. Esta dica só vale para roupas de algodão.
· Para as roupas escuras não amarelarem, acrescente sal e vinagre à água da máquina.
· Devolva a cor às roupas amareladas: adicione uma colher (sopa) de água oxigenada na última lavagem.
· Preguiça de lavar peças delicadas na mão? Coloque-as dentro de uma fronha, amarre e leve normalmente na máquina.
· Os vincos saem mais fácil quando você escolher a opção de vapor. Tome o cuidado de colocar a água no recipiente antes de ligar o eletrodoméstico.
· Retire aquelas rugas insistentes esfregando, no sentido dos fios, um algodão molhado com água. Passe o ferro no local em seguida.
· Xi! Vacilou e deixou uma mancha amarelada de ferro? Passe um chumaço de algodão embebido com água oxigenada até a marca sair. Coloque um pano embaixo do local para absorver o líquido.
· Turbine sua tábua de passar! Coloque, abaixo da manta, um pedaço de papel-alumínio. O calor é absorvido rapidamente e refletido na roupa, Diminuindo os movimentos de vaivém.
Varal fenomenal
1. Retire as roupas da máquina e dê uma boa esticada nas peças para evitar o aspecto amassado e o aparecimento de muitos vincos. Vire-as do avesso e pendure-as no varal.
2. Peças pesadas necessitam de um tempo maior de exposição. O sol é uma boa, pois ajuda a eliminar todos os resquícios de alvejante e outros removedores de mancha.
3. Pendure calças pelas pernas, camisas pelas mangas e meias pelos dedos, junto ao seu respectivo par.
4. As roupas que serão passadas devem ser retiradas do varal quando, ao tocá-las, sentir que ainda estão úmidas. Já as outras podem ficar um tempo a mais. Cuidado para não exagerar ou a longa exposição pode deixar um aspecto de queimado nas peças.
Tchau, manchas!
Alguns produtos que você nem imaginava são ótimos tira-manchas!
Acetona – Tira manchas de esmalte e é perfeita para limpar sapatos brancos (evite em modelos de plástico).
Água oxigenada de 20 volumes – tira mancha de sangue. Use uma medida de oxigenada para cada nove de água.
Álcool – Tira manchas de caneta.
Bórax – Remove manchas ácidas, como bebidas alcoólicas, frutas e café.