Mais amor para os idosos
A velhice é o momento em que nossos pais mais precisam de carinho e atenção. Saiba como retribuir os cuidados que eles tiveram com você
Retribua o carinho que você recebeu
dos seus pais
Foto: GettyImages
Durante a vida toda, os pais são nosso porto seguro. Com o tempo, eles deixam de ser super-heróis e ficam frágeis. É quando a relação familiar se inverte: quem nos ofereceu cuidados, carinho e atenção precisa receber tudo de volta.
Sinal de problemas? Talvez. Muitas pessoas têm dificuldade em dar atenção aos pais idosos. Afinal, é preciso conciliar isso com as responsabilidades de educar os filhos, administrar a casa, estar com o marido e dar conta do trabalho. “É comum que um dos filhos fique sobrecarregado com essa função, e os pais acabam se sentindo culpados”, alerta a psicóloga Claudia Ajzen, de São Paulo.
Teste – Você trata bem a sua avó?
Um ato de amor
É possível cuidar de nossos velhinhos com todo o carinho que eles merecem – e sem se estressar. O ator Ary Fontoura concorda com isso. Ele viveu uma senhora abandonada pelos filhos no filme A Guerra dos Rocha. Para ele, tratar bem os pais não deve ser privilégio de poucos, mas uma realidade de todos. “Esse é um exercício que abrange todas as pessoas que conjugam o verbo amar”, ensina o ator. E ele tem toda a razão!