PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Lottie: a boneca que é sucesso entre crianças e psicólogos

Conheça a Lottie, a boneca que conquistou o mercado, as crianças e também os educadores e os psicólogos preocupados com a imagem do corpo feminino

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 9 abr 2024, 11h53 - Publicado em 2 dez 2012, 21h00
Pensou Mulher Pensou Abril (/)
Continua após publicidade

A boneca foi desenvolvida depois de uma profunda pesquisa com pais e experts em pedagogia e psicologia infantil
Foto: Divulgação

O site do Pensou Mulher Pensou Abril, que nasceu como movimento Habla, fala sobre o sucesso da boneca Lottie, que tem o corpo de uma menina de 9 anos, e logo, sem seios, cinturinha ou pernas longuíssimas.  Maquiagem? Ela também não tem, tampouco salto alto ou sensualidade. E foi justamente o caráter infantil de Lottie que conquistou o mercado estrangeiro, as crianças (é claro) e também os educadores e os psicólogos preocupados com a imagem do corpo feminino no imaginário das meninas de hoje que serão as mulheres de amanhã.

Os especialistas destacam que uma boneca não sensualizada e sem formas adultas são referências melhores para as garotas do que aquelas bonecas com seios fartos, cinturinha, pernas finas e prolongadas, maquiagem definitiva, cabelão montado e closet fatal. A lógica é: bonecas com formas perfeitas e irreais podem abalar a autoestima das crianças, bonecas com desenho real, não. Por causa disso, Lottie mereceu prêmios e incentivos de organizações como a britânica Body Confidence.

Continua após a publicidade
Lottie: a boneca que é sucesso entre crianças e psicólogos

A boneca Lottie encanta crianças e psicólogos por reproduzir uma menina de 9 anos…
Foto: Divulgação

Continua após a publicidade

Vale dizer que a boneca foi desenvolvida depois de uma profunda pesquisa com pais e experts em pedagogia e psicologia infantil. Até agora, Lottie, como uma menina de nove anos, não tem namorado, carro, casa própria  e gosta mesmo é de brincar. Os modelos da boneca são categorizados por preferências e não por estilos. Assim, há a Lottie fantasiada de bailarina ( mas que não é uma bailarina) , a Lottie fantasiada de princesa e a Lottie que gosta de brincar no campo, por exemplo.

Porém, nem tudo é elogioso: a boneca tem uma cabeça desproporcional. Analisando com olhos de Pollyanna , isso é ponto a favor, uma vez que frisa o propósito fantasioso do brinquedo, que pode ser comprado na Amazon.  E se de fato a boneca tiver o poder de influenciar positivamente a imagem do corpo feminino entre as crianças, como acreditam os especialistas, no futuro o vídeo Miss Representation (veja aqui) pode ser incompreendido. Mas crer nisso, infelizmente, parece Pollyanna demais…

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.