Inspiração: conheça a história de três pais inventores que mudaram a vida de seus filhos

O que um pai não faz para melhorar a vida do seu filho? Tudo o que for possível! Reunimos histórias emocionantes de pais que viraram inventores para transformar a vida de seus filhos, de outros pais e de muitas crianças com diferentes deficiências.

 

Inspiração: conheça a história de três pais inventores que mudaram a vida de seus filhos

Foto: Divulgação / Livox

O pai que criou um aplicativo para se comunicar com a filha deficiente

Dedicação e amor. Essas duas palavrinhas definem a história do analista de sistema Carlos Pereira. Ele é pai de Clara, uma linda menina de 6 anos que não fala devido a uma paralisia cerebral. Pensando em melhorar o dia a dia da filha e entender todas as suas necessidades, Carlos desenvolveu um aplicativo que possibilitava a menina a se comunicar respondendo “sim” ou “não” às suas perguntas.

Entusiasmado com o resultado, aos poucos, com ajuda de fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e pedagogos, a ferramenta foi sendo aprimorada, e assim nasceu o Livox, um software em português organizado por um catálogo de imagens que permite que o deficiente mostre como está se sentindo, se está com fome ou precisa de algo.

Hoje, o Livox não é destinado apenas a pessoas com paralisia cerebral. Pessoas com outras doenças ou limitações para se comunicar também podem usar ferramenta. No Brasil, já são cerca de dois mil usuários. Sucesso!

* Clique aqui e entenda melhor como o aplicativo funciona.

 

Foto: Divulgação / Firefly Upsee

A mãe que criou um colete especial para ajudar crianças com paralisia cerebral a andar

A americana Debby Alnatan também é uma supermãe inventora. Para estimular os movimentos de seu filho Rotem, que sofre de paralisia cerebral e hoje está com 19 anos, ela criou em 1995 um diferente tipo de andador.

Chamado de Firefly Upsee, o sistema funciona como um colete que é colocado na criança e encaixado nas pernas do adulto. Com o auxílio de sandálias que se grudam aos calçados do pai, a criança fica em pé na frente. A cada passo do adulto, ela tem a impressão que também está se movendo.

Nos últimos anos, Elnatan trabalhou muito para que sua invenção chegasse ao mercado para ajudar outras crianças e pais. A boa notícia é que, finalmente, ela conseguiu fechar parceria com a Leckey, uma companhia na Irlanda do Norte, que começará a fabricar o produto ainda este ano.

* Veja aqui o vídeo promocional do produto.

Inspiração: conheça a história de três pais inventores que mudaram a vida de seus filhos

Foto: Reprodução / CBN

O pai que criou uma prótese de mão para seu filho

Leon, de 12 anos, nasceu sem os dedos de uma das suas mãos. Diante dos altos custos de uma prótese industrializada – que pode variar de 20 a 30 mil dólares – seu pai, Paul McCarthy, iniciou uma busca por uma solução mais viável.

E ele teve uma ideia incrível: a partir de um modelo para impressoras 3D desenvolvido por Iven Owen, um inventor do estado de Washington que desenhou um projeto de prótese replicável, ele imprimiu uma mão biônica supercolorida para seu filho. O custo total da prótese não passou de 10 dólares, já a impressora custou 2 mil dólares.

A mão, acionada por movimentos do punho, ajuda o Leon a escrever, brincar e segurar objetos. Além disso, conforme ele crescer, a prótese poderá ser reimpressa. “Fazer com que seu filho seja feliz é a coisa mais recompensadora que você pode ter como pai”, disse o pai em entrevista à CBN.

* Assista aqui a entrevista completa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s