Importante: São Paulo vai ter primeira delegacia da mulher 24 horas
A notícia é ótima - mas não significa que a luta para por aqui.
No mês em que a Lei Maria da Penha completa 10 anos, uma boa notícia: a partir do final de agosto, a cidade de São Paulo vai contar com a primeira delegacia da mulher 24 horas de todo o país.
A novidade vem principalmente depois de campanhas da Rede Minha Sampa pela ampliação do horário das delegacias especializadas. Além de um abaixo assinado, que desde o fim de maio acumulou 20 mil e ainda recebe assinaturas, o grupo Mulheres Mobilizadas, integrante da rede, realizou uma intervenção artística na Avenida Paulista. O intuito foi chamar atenção à falta primordial que ter uma delegacia especializada disponível em qualquer horário faz na vida de quem precisa. “Apanho na sexta à noite e na segunda já perdi a coragem de denunciar”, dizia um dos cartazes do ato.
No mesmo dia, o governo do estado declarou que a capital vai ter, até o fim de agosto, uma delegacia da mulher 24h. Aberta sete dias por semana, será a 1ª DDM, na Sé. “Precisamos comemorar o resultado e continuar firmes na luta, afinal, uma só delegacia não será suficiente”, declara a Rede Minha Sampa, pelo Facebook. “Só de janeiro a abril desse ano, nosso estado registrou, em média, um caso de estupro por hora. Não podemos deixar que o poder público pense que uma única delegacia resolve a questão”.
“Quanto mais rápido ela puder denunciar, maiores as chances de encontrar o agressor – e mais rápido ela vai receber as informações sobre a necessidade de fazer um exame de corpo de delito ou onde encontrar ajuda psicológica”, explica Anna Lívia Arida, diretora executiva da Rede Minha Sampa. “Estudos mostram que quase 70% dos casos de estupro acontecem entre 18hs e 6hs da manhã, e é justamente nesse período que as delegacias estão fechadas”.