Facebook lança ferramenta de prevenção ao suicídio no Brasil
O dispositivo já existia em países como EUA e Austrália, mas passou a ser global desde ontem (14).
Acaba de chegar ao Brasil um dispositivo que visa prever suicídios através do Facebook. A ferramenta já estava disponível em alguns países, mas foi lançada globalmente nesta terça-feira (14) e, aqui no Brasil, o Centro de Valorização à Vida (CVV) está trabalhando como parceiro do projeto. A ideia é que os usuários possam notificar o Facebook a respeito de posts que apresentem características alarmantes e, dessa forma, tanto o autor do post quanto o amigo preocupado reberão mensagens de apoio e dicas de como agir nessa situação.
O passo a passo é muito simples: basta clicar naquela setinha que fica no canto superior direito do post, no mesmo procedimento que denuncia conteúdos impróprios. Aí o usuário deve escolher a opção “Acredito que não deveria estar no Facebook” e logo após “É ameaçador, violento ou suicida”. Dessa forma, o autor do post receberá uma mensagem avisando que um amigo está preocupado em relação àquele post (a identidade do amigo não é revelada) e quem emitiu o sinal de alerta também recebe uma mensagem com dicas quanto ao que fazer em momentos como esse.
Ao autor do post preocupante também é dada a opção de conversar com voluntários do CVV, que oferece um serviço de prevenção de suicídio e dá apoio emocional a pessoas que precisam conversar (por meio de telefone, chat, email, Skype ou pessoalmente). Afim de dar mais visibilidade e auxiliar o CVV na captação de novos voluntários, o Facebook também anunciou que passará a veicular anúncios da entidade de forma gratuita.