Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Energia boa em casa: 10 passos do Feng Shui para iniciantes

Organização, luz natural, espelhos nos pontos certos, plantas... Entenda como a técnica chinesa pode ajudar a manter a boa energia dos ambientes.

Por Daniella Grinbergas - Atualizado em 16 jan 2020, 08h43 - Publicado em 25 set 2018, 11h03

Energia boa circulando em casa é o que queremos, não é? Pois o Feng Shui está aí para nos orientar. “Essa é uma técnica chinesa conhecida como a terapia dos ambientes e serve para harmonizar a vida das pessoas e dos espaços”, explica Mon Liu, consultora, palestrante e docente de Feng Shui.

O assunto é sério, bastante estudado e os especialistas garantem que você sente o resultado positivo ao entrar em casa! Preparamos 10 dicas simples de colocar em prática que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia.

 

1. Invista em organização e espaços fluidos

Continua após a publicidade

A primeira dica é manter apenas o essencial em casa – e em ordem! Nada de entulhar objetos, de guardar o que não usa, muito menos o que está quebrado. “Ao liberarmos espaços vazios, respiramos melhor, permitimos que mudanças positivas aconteçam e trabalhamos o desapego”, justifica a consultora Mon Liu.

2. Mantenha sua entrada triunfal

A entrada da casa é nosso cartão de visitas, a primeira e a última impressão que ficam. Uma dica é colocar no hall uma mesa de madeira (materiais naturais são sempre bem-vindos) com vasinhos e fotos de família, para chamar as energias positivas para o lar. “As plantas podem atuar como guardiões desde que a iluminação seja compatível. A porta precisa oferecer segurança, abrir sem emperrar e a fechadura deve estar funcionando com perfeição”, completa Mon Liu.

in4mal/ThinkstockPhotos/Reprodução

3. Deixe a luz do sol entrar

Continua após a publicidade

Ter uma casa banhada de luz natural é perfeito. “Ela simboliza sabedoria, autoconhecimento, insights. Isso sem falar em economia na energia elétrica e mais qualidade de vida. As pessoas que não têm contato com a luz natural podem ficar doentes, sem vitalidade”, diz Mon Liu.

4. Tenha cuidado com os espelhos

Eles têm tudo pra trazer boas energias: ampliam os ambientes, refletem a claridade, chamam a prosperidade. Mas precisam ser posicionados em lugares certos. “Se forem colocados na porta do guarda-roupa, refletindo a cama, podem alterar a qualidade do sono”, indica Mon Liu. E na entrada da casa, não podem estar exatamente em frente à porta – isso poderia fazer com que a energia que entra bata nele e retorne pra fora.

5. A água precisa correr

Continua após a publicidade

Pelo Feng Shui, a água é uma dos elementos fundamentais da energia e da vida. Ter uma fonte com água em movimento ajuda a purificar o ambiente, além de trazer relaxamento. E Mon Liu ainda alerta: “Se houver entupimentos em casa, pode ser sinal de que as emoções e a prosperidade estão bloqueadas. Se houver vazamentos, o dinheiro pode estar sendo gasto em atividades que não são necessárias e as emoções estão fora de controle”.

Sanddebeautheil ThinkstockPhotos/Reprodução

6. Deixe o espaço livre embaixo da cama

Evite colocar coisas embaixo da cama – nada de sapato, mala ou objetos que quer tirar da vista. Já reparou que a cama dos orientais é praticamente no chão? Pois a ideia é puxar a vitalidade que a terra traz, por isso, deixe a área sob o colchão completamente livre.

7. O banheiro deve ficar isolado

Continua após a publicidade

Mantenha a tampa do vaso sanitário e a porta do banheiro sempre fechadas. Isso porque o banheiro pode ser responsável por drenar as boas energias da casa. Tudo o que não queremos!

8. Aposte nas cores 

Os estudos comprovam que as cores provocam diferentes sensações. O Feng Shui costuma ir pelo caminho dos tons mais clarinhos e neutros para conquistar a calma, mas umas boas pitadas de cores em lugares estratégicos são bem-vindas, como uma parede vermelha. O vermelho domina todas as cores, estimula, traz felicidade, o calor do fogo e a força. Mas deve ser usado com moderação e combinado com tons suaves. Procure a sensação que deseja e invista na cor. 

KatarzynaBialasiewicz/ ThinkstockPhotos/Reprodução

9. Abuse do poder das plantas

Continua após a publicidade

Encher a casa de plantas é uma excelente forma de trazer a conexão com a natureza para dentro. E cada espécie tem o seu poder pessoal: “o singônio limpa o ar tóxico do ambiente, além de promover bons sentimentos, pois possui o formato de um coração; a planta tostão (ou dinheiro em penca) estimula a prosperidade; a rosa vermelha remete à paixão; e chá de hortelã traz clareza mental”, exemplifica Mon Liu. E ela reforça que as plantas têm o poder de absorver a energia negativa de uma pessoa que ficou impregnada no ambiente, chegando a secar de um dia para o outro.

10. De olho na disposição dos móveis

Evite manter os móveis principais do ambiente posicionados de costas para a porta – por exemplo: o sofá da sala e a cadeira do escritório. Isso pode provocar uma sensação de falta de proteção e apoio.

Publicidade