Dicas para ser uma boa visita
Vai se hospedar na casa de alguém? O consultor de etiqueta Fábio Arruda dá 16 dicas para não estragar a festa dos anfitriões
Aprenda algumas regrinhas de etiqueta para se comportar na casa de seus anfitriões
Foto: Thinkstock
Ainda que você seja íntima dos anfitriões, passar alguns dias na casa alheia é um assunto delicado. A relação entre vocês pode estremecer, e para sempre! Para evitar situações delicadas, o consultor de etiqueta e comportamento Fábio Arruda dá as dicas:
1- Só apareça na casa de alguém se você tiver sido muito bem convidada.
2- Só leve companhias que foram convidadas explicitamente. Sinta-se livre para recusar o convite, de forma delicada, se não puder levar um acompanhante.
3- Ao chegar, peça para os anfitriões informarem as regras da casa em relação a horários e costumes. Isso evita constrangimentos
4- É importante que logo na hora do convite fique combinado o tempo da sua permanência. Dessa forma, os donos da casa podem se programar para receber você e fazer outros programas após a sua saída.
Não chegue de mãos vazias: é de bom-tom levar alguns alimentos
Ilustrações: Mauricio Melo
5- Pergunte com antecedência o que você precisa levar: roupas de cama e banho, comida, bebida… É de bom-tom levar alguns alimentos e dividir o valor da despesa geral. Se você costuma consumir alimentos específicos, leve-os!
6- Se encontrar conhecidos durante a viagem, não os convide para fazer uma refeição na casa em que você está hospedada. Se for o caso, os anfitriões farão o convite.
Nem pense em convidar outras pessoas para fazer uma refeição na casa. Deixe que os anfitriões façam o convite
Ilustrações: Mauricio Melo
7- Se for pular alguma refeição, avise os anfitriões com antecedência para que eles não preparem a refeição ou fiquem esperando por você na mesa de jantar.
8- Levar um presente simples para os donos da casa é uma forma simpática de agradecer pela hospedagem. Flores e porta-retratos são boas sugestões.
9- Não deixe seus produtos de higiene pessoal espalhados pelo banheiro. Mantenha-os guardados em seu nécessaire ou dentro da sua mala. Isso vale para todos os seus pertences. Respeitar o espaço do outro é sinal de educação.
10- Ainda que haja uma empregada doméstica para limpar a casa, deixe o seu quarto impecável, com a cama arrumada e seus pertences em ordem. E nunca tranque a porta ao sair.
11- Jamais leve seu animal de estimação ou pergunte se pode fazer isso, a não ser que o dono da casa adore o seu bichinho e insista para você levá-lo.
Gratifique os funcionários da casa
Ilustrações: Mauricio Melo
12- Antes de ir embora, gratifique os funcionários da casa com uma caixinha. Coloque o dinheiro em um envelope e deixe um recado de agradecimento. Antes, consulte o dono da casa sobre o valor que pretende dar.
13- Se ofereça para ajudar com a comida e os afazeres domésticos de maneira ativa. Não demonstre preguiça. Se a dona da casa insistir para você não ajudar, respeite a decisão dela.
Ajude os donos da casa com os afazeres domésticos
Ilustrações: Mauricio Melo
14- Durante a hospedagem, convide os anfitriões da casa para um jantar que caiba no seu bolso e pague a conta. É uma forma de agradecimento.
15- Se você não estiver contente com as regras da casa e com a hospedagem, diga para os donos que surgiu um compromisso de última hora e que você precisa ir embora antes do combinado. Evite demonstrar qualquer descontentamento. Não vale a pena comprar uma briga.
16- Na hora de partir, deixe tudo que você levou para consumo.