Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Dicas para cuidar de filhotes de cães e gatos

Saiba quais os cuidados necessários para que o novo hóspede se adapte bem em sua casa

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 20 jan 2020, 22h18 - Publicado em 21 jun 2010, 21h00
Dicas para cuidar de filhotes de cães e gatos

Para educar seu animal, não grite. Fale firme usando a palavra ”não” e faça carinhos quando ele se comportar bem
Foto: Getty Images

A criançada pediu um cachorrinho e o desejo foi atendido. Sua casa deve estar preparada para recebê-lo: ter um cesto para ele dormir, um comedouro e um bebedouro, além de alguns brinquedos e ossinhos para roer.

A primeira visita ao veterinário deve ser feita quanto antes. Ele irá verificar o estado geral do bicho e aplicar as vacinas obrigatórias. Todo cão (e gato também) deve ter uma carteira de vacinação com as datas de cada nova dose ou reforço.

Lembre-se de que seu cãozinho acabou de ser separado da mãe e dos irmãos e pode ficar assustado com os sons e cheiros diferentes. Oriente seu filhos a não gritarem ou fazerem brincadeiras barulhentas ao redor do bichinho. Ele é um bebê! Deixe-o explorar o novo ambiente e preste atenção aos buracos, fios expostos e tudo mais que possa oferecer perigo. Faça muito carinho para que ele se sinta acolhido, especialmente ao colocá-lo para dormir. Conforme o animal cresce, ”a casinha” dele deve aumentar. Forre-a com mantas de algodão, sem botões ou presilhas que possam ser engolidos.

Continua após a publicidade

Todo cãozinho adora mordiscar tudo até que seus dentes definitivos cresçam, por volta dos seis meses. Até lá, ele irá destruir muita coisa. Para educá-lo, não grite! Fale firme usando a palavra ”não” e faça carinhos quando ele se comportar bem. Aos dois meses ele já controla suas necessidades. Indique os locais onde ele pode fazê-las e os que são proibidos. Uma dica para treiná-lo é espalhar jornais por onde ele fica e, aos poucos, deixá-los apenas fora de casa. Ele aprenderá o lugar certo de fazer xixi.

Após o 4º mês, o cão já pode sair de casa. Passeios freqüentes e regulares, pela manhã e após as refeições, proporcionam ao seu animal oportunidade de fazer suas necessidades fora de casa, além de se exercitar. Mas leve um saco plástico para recolher as fezes da calçada. O bichinho é parte da família!

E quem ganhou gatinho?

Continua após a publicidade

Nos primeiros dias, fique atenta para que ele não fuja. É normal que ele fique mais recolhido, ou mesmo escondido, até se acostumar com o novo lar. Faça bastante carinho e dê tempo ao tempo. Providencie vasilha sanitária, areia especial que absorve o odor de urina, uma cama, além de um arranhador. Esses objetos podem ser adquiridos no mercado. As crianças muito novas devem ter supervisão ao ficar com o bichano e as mais velhas podem alimentá-lo. De vez em quando, convém dar pedaços da mesma ração com a mão, para ganhar a confiança do animal. E não esqueça: carinho, vacinas em dia e boa alimentação garantem o bem-estar de todos da casa.

Xixi no lugar certo

As ”pet shops” vendem tapetes higiênicos que tornam mais fácil o treino para fazer xixi no lugar certo. Ele ajuda o filhote a aprender rapidamente essa lição. Ao contrário do que se diz por aí, ”esfregar o nariz” do animal no xixi feito fora de lugar não acelera o aprendizado, apenas perturba o bicho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.