Decoração: respondemos as principais dúvidas das leitoras de CLAUDIA

Perguntamos no Instagram (@claudiaonline) quais eram suas maiores questões na hora de reformar a casa. O resultado você confere aqui

 Perguntamos no Instagram de CLAUDIA (@claudiaonline) quais eram os maiores dilemas na hora de reformar ou decorar a casa e chamamos especialistas para solucioná-los. Procure a sua:
 
@casaldecorredores Dá para ter um ambiente que funcione como closet e quarto de hóspedes? 
Sim. “Nesse caso, no lugar da cama convencional, prefira um sofá-cama confortável”, sugere a arquiteta Denise Barreto, de São Paulo. Os armários precisarão ser fechados, para não deixar as roupas expostas. “Cores claras ou candy dão atmosfera aconchegante para ambas as situações”, completa ela.
 
@adriana_sales20 Como aproveitar o espaço embaixo da escada sem ser como adega ou jardim de inverno? 
Se der para ficar em pé, monte uma biblioteca ou home office. “Outra opção é construir um armário para utensílios domésticos (como aspirador de pó) ou até uma despensa, caso seja próximo à cozinha”, sugere a arquiteta Manoela Py, da Pura! Arquitetura, em Porto Alegre.
 
@elo_bastos Meu quarto é pequeno e tenho uma cama queen size. Molduras do tipo boiserie (formando painéis) podem substituir a cabeceira?
Sim, elas funcionam bem sozinhas. “Há várias maneiras de usar: um único quadrado maior que a cama; dois menores instalados na parede sobre os criados-mudos (como quadros) ou exatamente no lugar da cabeceira”, propõe a arquiteta Tatiana Coutinho, da Coutinho+Vilela, em Vitória. 

Marco Antonio para CASA CLAUDIA Marco Antonio para CASA CLAUDIA

Marco Antonio para CASA CLAUDIA (/)

 

@biaafranco77 Como calculo o tamanho ideal de uma mesa de tampo redondo? 
O diâmetro do tampo deve ter metade do comprimento da menor parede do ambiente. “Em média, em uma mesa de 1 metro de diâmetro, cabem quatro pessoas”, explica a arquiteta Patrícia de Palma, do SP Estúdio, em São Paulo. Lembre-se de que são necessários mais 90 centímetros no entorno da mesa para que as cadeiras, quando ocupadas, não encostem na parede.
 
@shewrystony Existe algum tipo de cerâmica parecido com porcelanato?
Em termos de aparência, a cerâmica polida é bem semelhante e mais em conta, mas pode ter menor durabilidade. “Em ambientes cujo piso fica molhado com frequência, como a cozinha ou o banheiro, por causa da baixa resistência, recomenda-se o acabamento sem esmalte”, diz a designer de interiores Ana Adriano, do Rio de Janeiro.

@thaisxyz Queria montar um terraço gourmet para receber amigos, mas não posso gastar muito. É possível? 
Não pode faltar uma mesa ou bancada. Economize trocando as cadeiras por grandes bancos. Dá para escolher também entre uma churrasqueira portátil ou um miniforno de pizza. “Garanta o charme abusando dos vasos com plantas e flores”, indica a arquiteta Andrea Lucchesi, da Mestisso Arquitetura & Interiores, em São Paulo.

Marco Antonio para CASA CLAUDIA Marco Antonio para CASA CLAUDIA

Marco Antonio para CASA CLAUDIA (/)

@hildasbordados Qual a dica para mudar a cara de um banheiro bem pequeno?
“Revestimentos diferentes dentro e fora do box dão a impressão de dois ambientes distintos e amplos. Deixe o mais escuro na área do chuveiro”, sugere Daniela Cianciruso, designer de interiores da Díptico, em São Paulo. Na parede da pia, coloque o maior espelho que couber. E evite instalar muitos pontos de luz; prefira apenas um geral e outro focado, sobre a pia. “Troque armários por nichos e estantes”, diz.
 
@cristinascunha Tudo bem pendurar quadros em paredes com janelas?
“Você pode, sim, usar essa parede. Só atente para preservar a harmonia e não sobrecarregá-la com muitos elementos”, diz a arquiteta Melina Romano, de São Paulo. Ela recomenda também manter o mesmo padrão de moldura tanto para a janela quanto para os quadros. Por exemplo: ambos modernos ou de madeira ou de metal.
 
@cicerapiauilino Gosto do estilo retrô e do clássico e queria combiná-los na decoração. Como faço sem parecer muita informação? 
“Misturar estilos dá personalidade à casa. Prefira, porém, objetos que conversem entre si. Eles podem ter cores semelhantes, por exemplo. Outra opção é escolher a maioria das peças retas, modernas e uma retrô como destaque”, afirma a arquiteta Barbara Gomes, do Studio 011, em São Paulo.
 
@dricabittar Como escolho quais quadros comprar para minha casa? Há uma disposição correta?
Depende do seu gosto, mas lembre-se de que cores vibrantes deixam o ambiente mais dinâmico, enquanto as neutras tornam a atmosfera calma. “Quando for pendurá-los, posicione o centro do quadro na altura dos olhos”, indica a arquiteta Patricia Martinez, de São Paulo. Peças de coleções podem ficar lado a lado ou formar um desenho na parede.
 

Living4Media Living4Media

Living4Media (/)

@aline.samelly Como combino os tons dos móveis em ambientes conjugados?
Não precisa ser tudo igual, mas é legal que tenha unidade. “Para isso, procure manter a maioria em cores neutras e destacar algumas peças mais significativas, dando um ar único a cada ambiente”, recomenda a designer de interiores Guta Calazans, do Pocket Decor, em São Paulo.
 
@decorizandobyjanainasantagueda Minha sala tem uma parede pintada de vermelho. Preciso usar acessórios da mesma cor?
Não é uma regra, mas o monocromático é uma tendência forte e fica sofisticado na sala. “O truque é variar nos tons de vermelho. Os enfeites pequenos podem ser marrom, vinho ou alaranjado, por exemplo. Evite apenas repetir a cor em peças grandes, como o sofá, para não ficar sobrecarregado”, sugere a arquiteta Maria Eugênia Mussolini, de São Paulo.
 
@nadjabarb Atualmente, qual a tendência de cor para sofá?
O tom quartzo rosa, que puxa para a cartela das candy colors, foi escolhido como destaque para este ano – e garante um clima alegre ao ambiente. “Entretanto, se não quiser correr o risco de errar, recorra a tecidos neutros para o sofá, como bege e nude”, sugere a arquiteta Mariana Crego, de Santos (SP). Deixe para pontuar o colorido com almofadas lisas ou estampadas. 

Living4Media Living4Media

Living4Media (/)


 

@iraneidealves3 Como uso espelhos sem exagero?
Para dar amplitude, prefira uma única peça grande. “Se a intenção for decorativa, tente os de vidro bronze ou fumê, mais escuros”, recomenda a arquiteta Claudia Krakowiak, de São Paulo. Evite misturar estilos (tipo retrô e moderno) ou posicionar um na frente do outro.

@blueshop.rio Posso misturar várias estampas no mesmo ambiente?
“Esse mix está na moda e deixa a casa mais moderna”, afirma a arquiteta Giulliana Savioli, do escritório Studio 011, de São Paulo. Para não errar, ela sugere ter uma cor que se repita em todas as estampas, mantendo assim a unidade. “Ou escolher uma estampa mais chamativa como destaque e complementar com outras discretas”, diz.

@manuele_schrull Como combino arranjos de flores? Existe uma regra para alturas?
É uma questão de proporção: em lugares pequenos, como o lavabo, prefira os menores; já em salas de jantar e de estar, valem os grandes, desde que não concorram com o lustre ou a luminária. “Se for misturar vários vasos em um mesmo ambiente, procure cores complementares ou uma cartela única”, diz a arquiteta Patricia Penna, de São José dos Campos (SP).

*Reportagem de Ana Paula Machado e Letícia Paiva.