Dê asas à criatividade
Dicas simples ajudam a estimular a originalidade, tão necessária na hora de lidar com os imprevistos diários
Livre-se da idéia de que aquela roupa
manchada já era
Foto: Dreamstime
A massa do bolo está quase pronta quando você se dá conta de que pôs muito açúcar ou o fermento está vencido. E agora: continuar ou desperdiçar o trabalho já feito? O jeito é improvisar.
A gente não se dá conta, mas usamos a criatividade o tempo todo, mesmo nas situações cotidianas. São tantos os afazeres do dia-a-dia que nossas atividades vão ficando automáticas. Mas é a capacidade de ser original que nos ajuda a lidar com os fatos inesperados e enfrentar problemas com jogo de cintura.
Segundo Fábio Zugman, autor do livro O Mito da Criatividade (ed. Campus), saber criar não é um dom de poucos: com treino, é possível aprender a ser criativa ou melhorar sua capacidade inventiva.
“Conhecer pessoas diferentes ou ter um hobby é um ótimo começo“, sugere Fábio. Outra boa atitude é diminuir a carga de estresse e não se desesperar diante dos problemas que surgirem.
Uma pesquisa na Grã-Bretanha comprovou que a mente se torna muito mais criativa quando relaxamos e ficamos algum tempo longe das pressões cotidianas.
Aprenda a ser original
Coloque em prática estas quatro sugestões para aproveitar ao máximo sua criatividade
1. Ouça a água correndo Segundo as técnicas de harmonização do feng shui, a sua casa é o reflexo de tudo que se passa dentro de você. Por isso, ouvir o barulho de algo fluindo limpa a mente e ajuda as boas idéias a surgirem. Um aquário, uma fonte ou mesmo um CD com sons de água corrente dão asas à imaginação.
2. Faça novas amizades
Dedique-se a tarefas que gerem prazer e bem-estar. Matricule-se em algum curso bacana, como de arranjos florais ou pintura, e freqüente as aulas pelo simples gosto de aprender. Conhecer pessoas novas amplia seus vínculos sociais e seu conhecimento de mundo, além de render idéias inovadoras.
3. Exercite a curiosidade
Você já deve ter visto a alegria com que as crianças descobrem o mundo ao redor. Com a maturidade, perdemos essa curiosidade infantil tão estimulante e saudável. Não tenha vergonha de perguntar o porquê das coisas. Essa atitude desperta as pessoas para o que é novo e original.
4. Seja flexível
Pessoas criativas adotam abordagens pouco comuns na hora de resolver algum problema. Elas sabem combinar idéias diferentes e gerar soluções inovadoras. Para estimular a criatividade, abandone os preconceitos e idéias preestabelecidas: elas são um entrave para sua capacidade de criação.