Cuide bem do seu tapete

Dicas de decoração, limpeza e manutenção para deixar sua casa mais bonita

Cores claras nos tapetes ajudam a
ampliar a casa
Foto: Casa Cláudia

Essa peça é fundamental na decoração e tem várias funções: o tapete esquenta o ambiente, protege o piso de riscos e também ajuda a abafar o barulho de sapatos de salto alto no assoalho.

Quer fazer bonito na sua sala? Além de combinar o tapete com os outros móveis, você precisa tomar alguns cuidados especiais. Afinal, é necessário manter a cor e a beleza do tecido.

Confira nossas dicas para conservar tapetes. Elas po-dem ser aproveitadas também por quem tem carpete.

Tamanho

Uma maneira de calcular o tamanho é ter um modelo que avance para baixo do sofá até a metade da largura do estofado. Outras poltronas ou cadeiras podem ter apenas os pés da frente sobre a peça. As mesinhas laterais também não precisam estar sobre o tapete, mas não devem ficar completamente de fora. Para dar uma sensação de sala grande, um truque usado pelos decoradores é escolher poucos móveis e acomodá-los todos sobre o tapete. Cuidados: evite que o tapete invada a passagem ou fique rente à parede.

Formas

Os redondos dão um toque moderno à decoração, porém são difíceis de usar, já que fica mais difícil arrumar os móveis sobre eles. Os quadrados e retangulares, mais fáceis de distribuir no espaço da sala, devem seguir as dicas dadas quanto ao tamanho.

Cores e estampas

Um modelo estampado com cores mais fortes fica harmonioso com móveis de tons claros e almofadas lisas, mas podem cansar. As cores neutras deixam mais opções para você ousar nos estofados e almofadas. Uma regra simples é a seguinte: se o seu sofá for estampado, procure escolher um tom neutro presente nessa estampa.

Os ambientes pouco iluminados ganham espaço com tapetes claros, assim como os pisos mais escuros. As cores mais vistosas desbotam a cada lavagem e devem ser usadas em ambientes sem incidência de luz solar direta para não perder a cor. Sobre carpetes vale a regra: se forem estampados use um tapete liso – e vice-versa.