Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Cuidado para não engordar seu pet neste fim de ano

Os animais de estimação também podem ganhar peso na época de comemorações de fim de ano

Por Redação M de Mulher Atualizado em 17 jan 2020, 10h20 - Publicado em 9 nov 2011, 21h00
Cuidado para não engordar seu pet neste fim de ano

Oferta de delícias engordativas aumenta no fim do ano
Foto: Getty Images

Donos de animais de estimação, que têm como hábito dar comidas mais gostosinhas para seus bichanos durante o ano como um agrado, correm o risco dobrado de errarem na dose durante a época de comemoração de Natal e de Ano Novo.

São tantas as ofertas e novidades que vão além da simples ração do dia-a-dia. Panetones para cães, muffins, patês, bombons, biscoitos e até sorvetes populam as gôndolas e vitrines dos pet shops e lojas especializadas em animais.Segundo Carla Balzano de Mattos, veterinária especialista em nutrição animal, em entrevista para a revista SAÚDE, qualquer alimento que substitui a ração interfere na flora intestinal e pode provocar gastroenterite, uma intoxicação do aparelho digestivo. “O intestino não está preparado para receber petiscos”, explica Carla.


Outro risco com a alimentação de “festa” é que elas acabam tendo mais gordura e provocam o aumento de peso. E animal obeso tem propensão a desenvolver diabetes e até problemas no coração.

O grande desafio neste caso é conseguir controlar o dono do bichano que acaba comprando as delícias e acostumando mal o animal de estimação. Fique atenta neste fim de ano para não intoxicar, nem engordar seu pet.

Continua após a publicidade
Publicidade