Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Cores primárias são coringas na decoração

No reino das cores, o azul, o amarelo e o vermelho dão as cartas. Em casa, eles permitem diversas combinações e dão vida nova à decoração.

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 16 jan 2020, 16h51 - Publicado em 8 fev 2012, 21h00

O azul, o amarelo e o vermelho deixam a decoração vibrante
Foto: Rogério Voltan

 

Continua após a publicidade

Maestrinas, mães, criadoras, até mesmo ditadoras, no melhor sentido. Todos esses papéis se ajustam às cores primárias, classificação que compreende o azul, o amarelo e o vermelho. “Delas se origina a gama infinita de cores”, explica Regina Johas, artista plástica. “Sua combinação é muito vibrante“, completa a estudiosa.

Nas pinceladas do holandês Piet Mondrian (1872-1944), no começo do século 20, as três também ganharam destaque. Nos móveis, vale associar as cores primárias e suas combinações. Azul com vermelho, por exemplo, é um mix de personalidade. Somados ao branco, dão um toque náutico à decoração. O amarelo unido ao vermelho gera o laranja. O azul associado ao amarelo faz surgir o verde. Já a fusão do azul com o vermelho cria o violeta. Pronto, eis as cores secundárias. É aqui que, de fato, começa esse jogo programado para não acabar nunca.

 

Cores primárias são coringas na decoração

Combine móveis e objetos de cores primárias e encha o ambiente de personalidade
Foto: Rogério Voltan

Veja como usar cada uma das cores:

Azul

O azul transmite tranquilidade e favorece o raciocínio e a intuição. Mas cuidado: os tons mais claros de azul podem acarretar preguiça e sonolência se usados em exagero. Em ambientes pequenos, a regra geral é usar cores que deem uma ideia de profundidade. E o azul é perfeito para isso!

Continua após a publicidade

Amarelo

“O amarelo é um tom yang, isto é, excitante, quente e solar. Por isso, estimula o otimismo em relação à vida”, afirma Dirceu Galhardi, consultor de feng shui, radiestesia e cromoterapia. “Por remeter ao elemento terra, ainda nos ajuda a fincar os pés no chão”, ele acrescenta.

Vermelho

No campo da decoração, o vermelho é reconhecido pela veia passional. “Ele simboliza tanto o calor, a nobreza e a sexualidade quanto a ira, o poder excessivo e a violência”, diz o designer de interiores Sandro Brasil, de São Paulo. Para não cair em exagero, ele aconselha: “Sugiro reservar a paleta para os detalhes de arquitetura e para a mobília. Assim, o visual vibra na medida certa”. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.