PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Conheça os florais brasileiros

Descubra como a força dos florais brasileiros pode ajudá-la a viver melhor

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 17 jan 2020, 12h07 - Publicado em 21 set 2011, 21h00
Giuliana Capello / Edição: MdeMulher (/)
Continua após publicidade

Veja quais são os florais brasileiros criados pelo pesquisador Joel Aleixo
Foto: Getty Images

Na natureza, cada flor tem uma história própria. Ao longo da vida, ela recebe interferências do Sol, Lua, vento, chuva, animais e outras plantas e, assim, por mais estranho que possa parecer, molda sua identidade.

Muitos pesquisadores acreditam que a memória viva desses delicados presentes da natureza pode ser capturada e armazenada na forma de uma solução à base de água e álcool de cereais, licor ou conhaque. Essa fórmula é conhecida como floral. Sim, aqueles mesmos criados na década de 30 pelo inglês Edward Bach e que abriram caminho ao surgimento, décadas mais tarde, das essências californianas e australianas.

Segundo seus criadores, basta tomar algumas gotas dos pequenos frascos ao longo do dia para que o floral comece a agir no organismo e nas emoções, auxiliando-nos a restabelecer o equilíbrio natural do corpo e da mente. “Assim como as flores, nós também criamos uma memória energética de tudo que vivenciamos. Os florais agem sobre essas lembranças, ajudando o corpo e a mente a limpar, despertar e desintoxicar registros negativos ou em desequilíbrio, como raiva, mágoas, traumas de infância e até intrauterinos”, afirma César Suziganm, assessor em florais brasileiros.

Continua após a publicidade

Como assim? Florais brasileiros? Sim, isso mesmo. Sem dúvida nenhuma, um tema que tem despertado cada vez mais paixão nos estudiosos do assunto. Esse é o caso do paraibano Joel Aleixo. A rica biodiversidade local inspirou o especialista, fundador da escola de alquimia que leva seu nome, a produzir florais com plantas da mata Atlântica, do cerrado e da Amazônia.

Fórmulas especiais

Ipê, araucária, manacá-da-serra, primavera, girassol e pfáfia (o ginseng da Amazônia) estão entre as 99 plantas sistematizadas por Aleixo. Diferentes manipulações, ensina o pesquisador, criam diferentes florais. Dessa forma, no laboratório, as 99 essências se transformam em 308 fórmulas, feitas quase sempre de uma mistura de plantas.

Conheça alguns florais brasileiros

Camarão: proporciona passividade e combate a ansiedade em quem não se conforma com a posição que ocupa no momento presente.

Continua após a publicidade

Babosa: combate a dispersão mental, fortalece a aura humana e acalma quem se preocupa demasiadamente com o futuro.

Margarida: traz inseguranças e medos dispersos no organismo para a mente, permitindo sua exploração com mais segurança.

Primavera: dinamiza os centros de energia do corpo (chacras e meridianos) e estimula a ação prática de tudo aquilo sobre o que se refletiu.

Alecrim: ativa o perdão e ajuda a entrar em contato com o amor-próprio, combatendo sentimentos de depressão.

Continua após a publicidade

Arruda: proporciona limpeza, proteção e força espiritual. Ativa o fogo interior e espanta o baixo-astral.

Girassol: fortalece a personalidade e o espírito, favorecendo a liderança natural e com discernimento.

Orquídea: estimula a intuição e a sensibilidade e abre canais mais sutis de comunicação.

Hortênsia: aumenta a capacidade intuitiva e de raciocínio, combate a autocrítica excessiva e alivia tensões geradas pela hiperatividade racional.

Hibisco: libera desejos reprimidos e é indicado para momentos de retomada da sensualidade e de projetos pessoais e familiares.
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.