Conheça o tumblr “50 discos para Cecília”
Pai faz tumblr com músicas essenciais para a filha que ainda vai nascer. Usar a web para armazenar e compartilhar memórias no futuro é cada vez mais comum...
Pai faz blog com músicas essenciais para a filha que ainda vai nascer
Foto: Getty Images
Que tal criar um relicário online para o seu filho antes mesmo de ele nascer? Foi isso o que o músico Giancarlo Ruffato fez. Assim que soube que seria pai de uma menina, ele criou o Tumblr 50 discos para Cecilia ouvir antes e depois de nascer. Escrito como uma carta aberta ou um diário público, canal apresenta e comenta discos que fizeram parte da história do autor e da esposa, Daniela, mãe de Cecília, que nascerá em 2013.
A tag Artista da semana traz um disco para cada semana da gestação. Sobre o blog, o autor escreveu para a filha: (…)é um misto de blog com lista com histórias pessoais que ligam você à mim e por tabela à música pop empoeirada na estante. E continuou: Você deve ter reparado que eu ignorei por completo o fato de que você não terá idade para entender nenhuma destas linhas até 2017, pelo menos. Também tratei de ignorar a mudança rápida da internet (ainda existe internet?), o fim/falência do tumblr, a 3ª guerra, a poluição, etc, etc, ignorei tudo mesmo. Em entrevista ao caderno Link, do jornal O Estado de S. Paulo, o autor diz que pretende imprimir o conteúdo em um livro, colocando as músicas, quem sabe, em pen drive.
Segundo o movimento Pensou Mulher Pensou Abril, que traz a notícia, a necessidade humana de preservar memórias ganhou amplitude no mundo online. Vemos a construção de uma memória virtual usando diferentes ferramentas que compõe a tendência streaming de memória. Blogs como o de Giancarlo e de Cris Guerra (veja aqui) são bons exemplos dessa atual onda.
Filmes de lapse time que mostram a gestação em minutos (assista aqui) ou o crescimento dos filhos (confira aqui) são outras boas amostras desse movimento, que ainda encontra abrigo em redes sociais como o Instagram e My 365 days, além de possibilidades em novos produtos criados especialmente por esse novo interesse em arquivar a memória na rede.
Para saber mais sobre tendências de comportamento do universo feminino, objeto de estudo do Pensou Mulher Pensou Abril, clique aqui.