PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Conheça a trajetória de Bárbara, a goleira brasileira na Copa Feminina

Aos 30 anos, essa é a quarta Copa da qual Bárbara faz parte. Além disso, ela foi o grande destaque da Seleção feminina nas Olimpíadas do Rio.

Por Alice Arnoldi
Atualizado em 19 abr 2024, 08h14 - Publicado em 18 jun 2019, 12h40
RIO DE JANEIRO, BRAZIL - AUGUST 03: Barbara of Brazil reacts after winning the Women's Group E first round match between Brazil and China PR during the Rio 2016 Olympic Games at the Olympic Stadium on August 3, 2016 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Patrick Smith/Getty Images) (Patrick Smith/Equipa/Getty Images)
Continua após publicidade

No primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019, contra a Jamaica, Bárbara Micheline do Monte Barbosa esteve o tempo todo bem posicionada entre as traves do gol. A goleira da Seleção e teve uma determinação admirável na hora de defender todos os ataques do grupo jamaicano. 

Aos 30 anos, esta Copa é a quarta da qual ela participa. A goleira pernambucana – nascida em Recife – também esteve presente nas edições de 2007, 2011 e 2015.

Só que a história de Bárbara nos campos começou mesmo em 2006, quando ela ainda estava no sub-20 e participou da Copa específica desse grupo. Nesse campeonato, as brasileiras ficaram em terceiro lugar. No site da CBF, há a confirmação de que essa foi a melhor colocação do grupo brasileiro da categoria. Vale lembrar que, no Brasil, o trabalho com os times femininos de base ainda é incrivelmente precário. Ainda nessa época, Bárbara jogou dois Sul-Americanos.

View this post on Instagram

Bom dia, meus amores. Passando para avisar que logo mais tem Brasil 🇧🇷 vs 🇦🇺 Austrália as 13:00hs. Que papai do céu continue nos abençoando, nos livrando de todo mal e que possamos fazer tudo que sabemos, Deus é maravilhoso. #copadomundofeminina #SelecaoBrasileira #GK1 #Gratidão🙏 #livranosdetodomal #Deusémaior #Confiança #Forca #Foco #Fé #amor #paixão #⚽️

A post shared by BárbaraGoleiraoficial⚽️ (@barbaragol1) on

Já como titular, a goleira fez parte de dois dos três títulos conquistados pela seleção nos Jogos Pan-Americanos. O primeiro foi no Rio da Janeiro, em 2007, e o segundo em Toronto, em 2015. Em 2011, Bárbara também foi titular da Seleção nos Jogos – e levou a prata para casa. 

Continua após a publicidade

Nas Olimpíadas, ela defendeu o Brasil duas vezes. Em Pequim, a nossa Seleção foi vice-campeã e Bárbara também é sempre lembrada por sua grande atuação nos Jogos do Rio. Na partida contra a Austrália, o empate levou às equipes a uma sofrida prorrogação e aos pênaltis. Marta acabou errando um gol e Bárbara fez uma defesa incrível, que garantiu o lugar do Brasil nas semifinais.

Atualmente, Bárbara é a grande estrela do Kindermann, time de Santa Catarina. E mesmo num time de pouquíssima projeção internacional, em 2016 ela foi eleita a quarta melhor goleira do mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.