Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Conference call: 11 dicas para se dar bem em uma reunião de trabalho à distância

Nossa colunista e expert em carreira, Cynthia Almeida, preparou uma lista de etiqueta para não fazer feio na conversa com os colegas de trabalho

Por Cynthia de Almeida
Atualizado em 26 out 2016, 11h05 - Publicado em 6 out 2015, 14h41

“Estou trabalhando há uma semana em uma empresa multinacional e minha chefe me pediu para participar de uma conference call com alguns gerentes de outros países. Há alguma regra de etiqueta que eu deveria seguir nessas reuniões à distância?”

Há algumas, todas ligadas ao bom senso e ao conhecimento mínimo da prática de uma boa comunicação em grupo, principalmente se está lidando com pessoas que não conhece, de diversas nacionalidades e que você não está enxergando. Segue uma listinha de boas maneiras  que pode ajudá-la:

1) Como as conferências só começam quando todos os participantes entram na ligação, você deve entrar, se identificar e aguardar, de preferência em silêncio, até que todos estejam presentes.  

2) Todo call tem um líder. Ele deve fazer a introdução. Se a líder for você, aguarde o quórum completo para fazê-lo.

3) Se você é uma convidada, esteja preparada para o tema da reunião e só se manifeste quando for a sua vez ou quando alguém lhe perguntar algo. Ficar muda é muito melhor do que falar bobagem. 

Continua após a publicidade

4) Se estiver em casa, cuide do som ao redor: o latido do cachorro, o liquidificador ou outros ruídos domésticos podem ser embaraçosos em um call formal.

5) Saiba os nomes dos participantes. Tome notas.

6) Se for convidada a dar sua opinião ou parecer, seja breve.

7) Não interrompa quem estiver falando, mesmo se ache que está falando uma besteira.

Continua após a publicidade

8) Quando o call estiver chato (o que não é difícil), não se distraia da conversa com joguinhos ou paciência: você pode ser convidada a opinar e não deve perder o fio da meada ou a pose.

9) A não ser que alguém conte uma piada muuuuuito engraçada, evite rir de qualquer comentário.

10) Evite fazer qualquer piada. Mesmo que seja muito engraçada.

11) Se for a líder do call, cuide para que ele seja breve. Se for participante, aguente heroicamente até o fim. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.