Como se aproximar do filho adolescente
Entenda o seu filho adolescente e aprenda a lidar com os problemas que surgem nesta fase da vida
Evite cobrar o seu filho em excesso. Mostre que você se preocupa com ele e está lá para ajudá-lo
Foto: Getty Images
A psicóloga Marina Vasconcelos, de São Paulo, ensina você a manter-se próxima do seu filho na adolescência, fase delicada para toda a família. Confira as dicas:
· Evite cobrá-lo em excesso. Os pais querem que o adolescente seja brilhante e, por medo de frustrar as expectativas deles, o jovem tende a se afastar. A melhor forma de exigir algo é intercalar as cobranças com momentos descontraídos e diálogo.
· Não minimize os sentimentos do adolescente repetindo que você já passou por tal problema e que, portanto, sabe solucioná-lo. Deixe seu filho resolver sozinho, mas o apoie.
· Nunca demonstre falta de confiança. Ter certeza de que o seu filho está seguro é diferente de vigiar cada passo dele, o que acaba inibindo o senso de responsabilidade.
· Cuidado para não constrangê-lo. Nessa época, os jovens têm vergonha dos pais. Por isso, assuntos íntimos não devem ser abertos a todos.
· Não pense que ninguém está à altura do seu filho. Colocar defeito nos amigos ou na namorada fará com que ele guarde segredos ou até comece a mentir para você.