Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como garantir os estudos dos filhos

Você já está preocupada com o futuro dos pequenos? Que tal fazer uma reserva financeira para garantir que seu filho tenha a escola paga até a universidade

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 8 abr 2024, 10h35 - Publicado em 13 jun 2011, 22h00
Como garantir os estudos dos filhos

Guarde uma determinada quantia por mês e, ao final de um tempo, você terá o dinheiro para quitar o curso do seu filho
Foto: Dreamstime

 

Se você é daquelas mães que se preocupam com o futuro do filho desde o nascimento, pense na possibilidade de fazer uma reserva financeira programada para garantir o dinheiro da faculdade.

Funciona assim: você aplica uma determinada quantia por mês e, ao final de um tempo, resgata em parcelas para quitar as mensalidades do curso.

Embora o rendimento possa ser menor que o de aplicações como fundos de renda fixa ou CDBs (certificados de depósitos bancários  emitidos pelos bancos e vendidos ao público como forma de captação de recursos), as reservas são vantajosas para quem tem dificuldade de poupar ou vive caindo na tentação de fazer retiradas.

Continua após a publicidade

Os bancos oferecem vários planos para os clientes fazerem a reserva financeira. É imprescindível buscar informações sobre os produtos disponíveis, suas taxas e seus benefícios, a fim de que os ganhos sejam maximizados no longo prazo. Lembre-se: qualquer 1% a mais de rentabilidade representa uma quantia expressiva ao final de dez ou 20 anos.

Como o dinheiro tem destino certo, é pouco provável que você reúna coragem para mexer nele por bobagem… Além disso, a administradora se encarrega de calcular a despesa futura e, em função dela, o valor das mensalidades.

Outra dica: comece cedo. Você pode – e deve – começar a poupar dinheiro antes mesmo do bebê nascer. A quantia  depende da disponibilidade de cada família, lógico!

Onde fazer a reserva?

· Tesouro Direito – os títulos públicos atendem quem tem pouco ou muito dinheiro para investir. Para obter maior retorno, é preciso pesquisar o valor das taxas de custódia e de negociação desse ativo;

Continua após a publicidade

· Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) – só são recomendáveis às pessoas que fazem a declaração do IR completa, pois garantem o benefício de deduzir parte dos gastos

 

Gostou?

Saiba mais sobre reservas financeiras no site da VOCÊ S/A.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.