Como garantir os estudos dos filhos

Você já está preocupada com o futuro dos pequenos? Que tal fazer uma reserva financeira para garantir que seu filho tenha a escola paga até a universidade

Como garantir os estudos dos filhos

Guarde uma determinada quantia por mês e, ao final de um tempo, você terá o dinheiro para quitar o curso do seu filho
Foto: Dreamstime

 

Se você é daquelas mães que se preocupam com o futuro do filho desde o nascimento, pense na possibilidade de fazer uma reserva financeira programada para garantir o dinheiro da faculdade.

Funciona assim: você aplica uma determinada quantia por mês e, ao final de um tempo, resgata em parcelas para quitar as mensalidades do curso.

Embora o rendimento possa ser menor que o de aplicações como fundos de renda fixa ou CDBs (certificados de depósitos bancários  emitidos pelos bancos e vendidos ao público como forma de captação de recursos), as reservas são vantajosas para quem tem dificuldade de poupar ou vive caindo na tentação de fazer retiradas.

Os bancos oferecem vários planos para os clientes fazerem a reserva financeira. É imprescindível buscar informações sobre os produtos disponíveis, suas taxas e seus benefícios, a fim de que os ganhos sejam maximizados no longo prazo. Lembre-se: qualquer 1% a mais de rentabilidade representa uma quantia expressiva ao final de dez ou 20 anos.

Como o dinheiro tem destino certo, é pouco provável que você reúna coragem para mexer nele por bobagem… Além disso, a administradora se encarrega de calcular a despesa futura e, em função dela, o valor das mensalidades.

Outra dica: comece cedo. Você pode – e deve – começar a poupar dinheiro antes mesmo do bebê nascer. A quantia  depende da disponibilidade de cada família, lógico!

Onde fazer a reserva?

· Tesouro Direito – os títulos públicos atendem quem tem pouco ou muito dinheiro para investir. Para obter maior retorno, é preciso pesquisar o valor das taxas de custódia e de negociação desse ativo;

· Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) – só são recomendáveis às pessoas que fazem a declaração do IR completa, pois garantem o benefício de deduzir parte dos gastos

 

Gostou?

Saiba mais sobre reservas financeiras no site da VOCÊ S/A.