Como escolher a melhor escola para o seu filho
Saiba quais são os fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher a escolha do seu filho
Chegou a hora de decidir onde matricular o seu filho?
Foto: Getty Images
Ao procurar uma escola para o seu filho, avalie todos os quesitos abaixo, dos quais o mais importante é o projeto pedagógico. Alguns itens devem ser considerados somente para um determinado segmento. Eles estão identificados pelas siglas: EI (Educação Infantil), EFI (Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano) e EF II (Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano). Confira:
Projeto pedagógico: como avaliar
· Quais são as metas da escola em curto e longo prazo? Por exemplo, neste ano em que o seu filho estará entrando, a ênfase será na leitura, já no longo prazo, a meta é formar alunos críticos e conscientes.
· O que a escola mais valoriza na formação do aluno: conhecimento? Habilidades específicas? Valores? Socialização?
· Como são as aulas? Que materiais são usados (lousa, retroprojetor, computador) e que tipo de dinâmica (realizam trabalhos em grupo ou individuais)? A variedade pedagógica é estimulante.
· São feitos trabalhos que envolvem mais de uma disciplina, como um projeto de biologia que trata também de saúde, preservação, geografia? Essa é uma tendência que ajuda na assimilação dos conteúdos e na formação de um espírito crítico.
· Como é feita a avaliação? A periodicidade, a fórmula de cálculo das notas, a possibilidade de recuperação e o tipo (escrita, oral, em grupo)?
· Há mecanismos de recuperação ou de reforço? Há plantões de dúvidas?
· Qual é a conduta da escola em caso de indisciplina e problema de aprendizagem?
· O projeto de ensino prevê atividades extras, tais como olimpíadas esportivas, feira de ciências, visitas programadas, estudos do meio, exposição de artes?
· Há iniciativas para a orientação de estudos, incentivo à leitura e formação de valores (solidariedade, ética, diversidade…)?
· Como a escola trata assuntos importantes, tais como: notícias de repercussão nacional, doenças graves, desastres naturais…?
· Qual é o desempenho dos alunos no Ideb, no Enem e no vestibular?
· Como a família pode acompanhar tudo o que é realizado na escola? Há reuniões com os pais, dá para conversar com a coordenação ou com os professores, ocorrem festas e eventos para toda a comunidade escolar?
Necessidades da família e dos alunos
· Quanto custa?
· Informe-se sobre o valor da mensalidade, da taxa de material, do uniforme, dos livros extras e dos passeios programados. É preciso que tudo caiba no seu orçamento.
· Horário de funcionamento
· Há compatibilidade com os horários desejáveis para a família?
· Flexibilidade de horários: o meu filho pequeno não conseguiu acordar, ele pode chegar um pouco mais tarde? O meu filho está indisposto, posso buscar mais cedo?
· Atrasei no trabalho, há quem cuide da criança até eu chegar à escola? (EI)
· O meu filho pode ficar na escola em período integral a semana toda ou só em alguns dias, conforme a necessidade da família? (EI e EF)
Distância de casa, trajeto a ser feito
· É desaconselhável um trajeto longo (pela distância ou pelo tempo de percurso).
Segurança
Do local da escola:
· A escola está numa rua segura? Fica próxima a regiões de maior risco?
· Tem equipe de segurança nas proximidades?
· Existem faróis e faixas para a travessia de pedestres nas redondezas?
· Há estacionamento interno ou nas proximidades?
Dentro da escola:
· Observe a presença ou a ausência de dispositivos de segurança interna, tais como grades nas janelas, escadas perigosas, móveis adequados, disposição dos brinquedos do pátio etc. (EI e EF I)
· Há enfermaria? Em caso de acidente, a escola tem como encaminhar o meu filho a um pronto-socorro?
Infraestrutura e higiene
Visite as escolas preferencialmente num dia de funcionamento regular, para observar o ambiente (relação entre alunos ou entre professores e alunos, organização, normas disciplinares, convivência autoritária ou amistosa etc.).
· Observe condições de higiene, conservação, ventilação e luminosidade.
· Observe a relação do tamanho da sala para o número de alunos.
· Há infraestrutura para os dias de chuva?
· Os laboratórios e a biblioteca estão adequadamente equipados?
· O mobiliário e os banheiros são adaptados para as crianças? (EI e EF I)
· Há equipamentos adequados para higiene (troca de fralda, banho)? (EI)
· Há computadores e recursos técnicos?
· Há playground, tanque de areia e brinquedos no pátio? (EI e EF I)
· Há refeitório e lanchonete? Observe a qualidade da merenda escolar. (EI e EF I)
· A escola tem condições de separar crianças de diferentes faixas etárias na hora do recreio?
Recursos humanos e estrutura pedagógica
· Além do diretor, há coordenador pedagógico ou coordenação por área de estudo?
· Qual é a formação dos professores?
· Existem auxiliares de classe? (EI)
· Qual é a equipe de apoio da escola (monitores, auxiliares administrativos, técnicos especializados, serventes)?
· A escola adota algum material pedagógico? Na educação infantil é preciso ter brinquedos pedagógicos (quebra-cabeça, jogos de encaixe, fantasias, massinha…). Na adolescência, materiais de laboratório, programas de computador, livros… (EF)
Funcionamento da escola
· Informe-se sobre as condições do ingresso: exames de admissão, documentos para a matrícula e normas para a transferência.
· Conheça o funcionamento da escola, avaliando cada item conforme o seu custo/ benefício.
· Compreenda a relação da escola com a família e os mecanismos de negociação e diálogo. Entenda a hierarquia e descubra quem procurar e em qual momento. O contato deve ser por telefone, e-mail ou pessoalmente? Se a criança perdeu um casaco ou voltou machucada, com quem falar?
· Conheça as normas da escola, a sua rotina e a previsão de atividades.
· Informe-se sobre o esquema de adaptação das crianças. É possível permanecer na escola? Onde você ficaria? O que falar para as crianças? Existem escolas que arrancam o filho do colo da mãe, enquanto outras tem um esquema antissofrimento, que prepara os pequenos para encarar o novo ambiente. (EI e EF I)
Consultoria: Silvia Gasparian Colello, professora de psicologia da educação, de São Paulo (USP).