PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como ensinar a criança a ser organizada em casa

Ensine o seu filho a se organizar, participar da rotina doméstica e, assim, formar hábitos saudáveis

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 27 out 2016, 23h01 - Publicado em 4 abr 2012, 22h00
Reportagem: Marina Teixeira de Mello - Edição: MdeMulher
Reportagem: Marina Teixeira de Mello - Edição: MdeMulher (/)
Continua após publicidade

Ensinar a criança a se organizar, a participar da rotina doméstica, a ter horários e a formar hábitos é uma maneira de ajudá-la a desenvolver o raciocínio lógico
Foto: Getty Images

Toalha molhada sobre a cama, meias sujas no banheiro, restos de comida pelo quarto. Antes de começar a gritar, lembre-se de que é possível ensinar a criança a ser saudavelmente organizada. A psicóloga Vera Regina Miranda Gomes da Silva e a pedagoga Rosa Maria Zagonel, ambas de Curitiba, desenvolveram uma espécie de guia de orientação para pais. Não deixe de conferir!

Equilíbrio, a palavra-chave

É preciso saber quanto exigir e quanto permitir. A organização e a disciplina são necessárias para a pessoa se situar no tempo e no espaço, ter uma vida saudável e seguir as convenções e as normas sociais. O excesso de ordem, no entanto, pode se transformar em busca obsessiva da perfeição, desencadear neuroses e criar dificuldade para vencer desafios. É importante que a pessoa se permita bagunçar, se sujar, experimentar a liberdade, o desejo, o prazer, a fantasia. “A dosagem adequada tornará a criança ou o adolescente um adulto equilibrado”, dizem Vera e Rosa.

Programa de ação

Os pais devem orientar a criança a planejar seu dia (e sua vida) formulando perguntas do tipo: o que vou usar no banho? Que livros serão utilizados na pesquisa? O que se deve levar na mala para uma viagem de fim de semana? Quem pretendo convidar para a minha festa de aniversário?

Continua após a publicidade

Na hora certa

Convém estabelecer uma rotina diária e fazer com que a criança respeite o horário de dormir, de acordar e de comer, o tempo de ficar no banho, falar ao telefone, ver TV e usar o computador. Insista com seu filho que o trabalho e a tarefa vêm antes do lazer e que é preciso fazer uma coisa de cada vez.

Mostre como arrumar

A partir dos 2 anos, a criança pode ajudar em algumas tarefas. Aos 7 ou 8 anos, será capaz de fazer tudo sozinha – e deve ser incentivada a isso, ainda que, no início, a colcha da cama não fique tão esticadinha.

Itens principais:

Roupas: ensine-a a dobrar e a guardar as que estão limpas, a deixar as sujas no lugar apropriado, a separar as que não servem mais, para ser doadas, a enrolar as meias.

Continua após a publicidade

Armários: marque um dia do mês para a arrumação geral, mostrando-lhe como usar gavetas, cabides, sapateira.

Brinquedos e jogos: peça-lhe para guardá-los depois do uso, consertar (ou mandar consertar) o que está estragado e dar o que não usa mais.

Cama: no começo, os pequenos podem ajudar a esticar os lençóis; com o tempo, deverão fazer isso sozinhos, logo depois de acordar.

Não exagere!

Cuidado para não virar tirana. A busca extremada da perfeição gera na criança a sensação de que nunca conseguirá agradar ao adulto. Ela pode até se transformar numa pessoa organizada, mas se sentirá insegura quanto ao próprio valor.
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.