PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como conversar com as crianças sobre os ataques terroristas de Paris

Abrir o jogo e propor uma discussão sobre extremismo religioso é essencial para criar crianças conscientes

Por Ana Carolina Castro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 out 2016, 21h10 - Publicado em 17 nov 2015, 16h29
Suzana Lakatos
Suzana Lakatos  (/)
Continua após publicidade

Carnificinas como os recentes ataques terroristas de Paris abalam até os espíritos mais fortes. Elas mexem com nossa estrutura, criam uma sensação coletiva de insegurança coletiva e podem até nos tirar a esperança de futuro de paz. E se para nós, adultos, já é difícil lidar com esses ataques extremistas, como abordar esse tipo de tragédia com as crianças?

A partir dos 9 anos as crianças já compreendem as consequências de atentados terroristas na vida das pessoas e podem sentir a necessidade de expressar-se sobre o ocorrido.

Abordagens vazias, dizendo que aconteceu “algo triste” e que pessoas se machucaram não são a melhor solução.  Ao invés disto, prefira propor uma reflexão séria e inteligente com as crianças. Comece perguntando se elas já viram algo a respeito do atentado nos noticiários e nas redes sociais.

De forma simples, mas não simplista, explique que há pessoas violentas que estão cheios de ódio e querem que todos vejam o mundo como elas o veem. Para isso, usam o medo.

Não despeje rios de informação. Dê a eles a oportunidade de dizer o que sabem sobre a tragédia e como se sentem a respeito. Com medo? Inseguros? Reconheça que é totalmente normal se sentir assustado, mas encoraje-os a propagar mensagens de paz. Afinal, é através delas que se combate o terror.

É interessante conversar também sobre a importância de manter a calma e esconder-se diante de um ataque.  Ressalte que os terroristas querem assustar as pessoas para forçá-las a mudar a forma como vivem. A melhor maneira de combatê-los é superar o medo e retomar a vida.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.