PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como acabar com ciúme dos bichos

O que fazer para que seu animal não se sinta ameaçado quando um novo bicho chegar à sua casa

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 20 jan 2020, 22h33 - Publicado em 8 jun 2010, 21h00
Bruna Menegueço  (/)
Continua após publicidade

Como acabar com ciúme dos bichos

Não deixe os bichos sozinhos antes que estejam bem entrosados. Eles podem brigar
Foto: Getty Images

Cachorro grande, cachorro pequeno, filhotinho, gato. Tem gente que gosta tanto de bicho que faz da casa um verdadeiro zoológico. É quando começam a surgir problemas de convivência entre eles. Uma rosnada mais alta ali, um xixi fora do lugar aqui e pronto, o arranca-rabo começou. ”Ter paciência e jogo de cintura é a primeira regra para quem pretende adotar um segundo bicho”, explica o veterinário Henrique Branco, de São Paulo.

Continua após a publicidade

A seguir, você confere outras recomendações para facilitar a adaptação tanto para quem já é o ”dono do pedaço” quanto para o novo membro da família.

 

Antes de chegar o novato

Esfrie um pouco
Aos poucos, diminua a atenção dispensada ao bicho. Ele vai aprender a lidar com essa frustração e, quando o novo amigo chegar, não ficará triste se não receber tanto carinho.

Continua após a publicidade

Atualize as vacinas
Tenha em dia todas as vacinas e vermífugos dos seus bichos – do novo e do velho amigo. Leve-os ao veterinário para verificar se estão bem de saúde.

Espalhe cheirinhos
Faça um contato entre os dois pelo cheiro: coloque pedaços de pano na casinha do mais velho e do novato. Você também pode esfregar uma toalha no corpo de cada um e deixá-la para o outro farejar. Mantenha esses panos ”cheirosos” próximos à comida e à cama deles – assim, seu antigo bicho de estimação vai relacionar o novo cheiro com situações sempre agradáveis, como comer e descansar.

 

Quando os dois se conhecerem

Continua após a publicidade

A apresentação
Mantenha-os sob vigilância, mas procure deixá-los à vontade em um território conhecido por ambos. Deixe que se cumprimentem, se cheirem e se lambam. Só interfira caso eles comecem a dar mostras de agressividade. Repita essas aproximações, aumentando o tempo de contato, pouco a pouco, até ter certeza de que os dois podem conviver tranqüilamente sem precisar de fiscalização.

Prestigie o antigo
Deixe claro que o mais antigo é o líder. Alimente-o primeiro e dê a ele mais atenção para que ele se sinta em segurança. O filhote vai entender essa atitude e verá o outro como exemplo.

Torne-os amigos
Na presença do novo animal, ofereça petiscos e dê carinho para que o mais antigo não sinta que está na companhia de um bicho inimigo ou concorrente.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.