Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Coluna da Cynthia de Almeida: “Cheguei atrasada no trabalho. Devo entrar em detalhes pessoais na justificativa?”

Nossa consultora de carreira, Cynthia de Almeida esclarece: sinceridade ou sincericídio?

Por Cynthia de Almeida
Atualizado em 26 out 2016, 11h04 - Publicado em 5 jul 2016, 13h20

Cheguei atrasada para um compromisso de trabalho e me justifiquei com a minha chefe sendo sincera: eu tive uma briga com o meu marido na hora de sair de casa e perdi a hora.  Fiz mal em falar a verdade?

A questão aqui não é falar a verdade ou mentir. O que você precisa saber é o grau de intimidade que tem com seus superiores ou mesmo com colegas de trabalho para dividir suas questões pessoais. É importante definir o quanto quer se expor e principalmente, o quanto seu chefe, homem ou mulher, quer realmente saber sobre assuntos que não dizem respeito ao trabalho.

A maioria das mulheres, seja para se desculpar por um atraso ou para pedir licença para se ausentar por qualquer razão, acredita que precisa entrar em detalhes: “tenho que sair mais cedo hoje porque minha depiladora só tinha este horário e eu vou para a praia neste fim de semana”; “cheguei tarde porque derrubei geléia na blusa que eu estava vestindo e não consegui achar outra que combinasse com a minha saia” ou “meu filho esqueceu a mochila e tivemos que voltar para casa para buscá-la”.  Tudo verdade, mas, quem realmente se importa com elas além de você?

A maioria das explicações da categoria perrengues cotidianos pode ser substituída por: “Tive um imprevisto na hora de sair, me desculpe”. Ou, “Preciso sair hoje mais cedo para resolver uma questão pessoal”. Se as desculpas ou ausências não são recorrentes e não tiverem conseqüências graves não há necessidade de constranger seu interlocutor com “verdades” embaraçosas.  A não ser que a sua história renda uma piada divertida e ajude a descontrair o ambiente, é mais importante recuperar o tempo perdido do que cometer sincericídios dispensáveis.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.