Casamento ao ar livre. Por que não?

Cada vez mais locais especializados em cerimônias estão surgindo, principalmente nas grandes capitais. Saiba o que deve ser levado em consideração caso você escolha fazer uma festa ao ar livre.

 

Cerimônias ao ar livre combinam com decorações românticas
Foto: Getty Images

Pedido de casamento feito, data marcada e igreja escolhida. Pronto, só falta escolher o local da festa. Pode ser um espaço tradicional, moderno, rústico, com natureza, pequeno e íntimo ou pé na areia… O leque de opções é enorme! Agora, se o seu grande sonho é mesmo casar ao ar livre, é preciso de muito planejamento para que tudo saia perfeito no grande dia. Abaixo, você confere dicas para não comprometer sua festa.

O lugar ideal

Antes de decidir, pense no estilo da festa. Almoços funcionam em fazendas e marinas, com grandes áreas. Cheque com a empresa se eles fornecem mobiliário, como mesas, cadeiras, sofás e mesinhas de centro. Confira também se o estilo dos móveis combina com a decoração escolhida. Seguranças e manobristas são serviços que não podem faltar, feitos normalmente por empresas terceirizadas, mas que constam na relação de serviços do espaço.

Detalhes especiais

A decoração deve dar o tom do evento. Pergunte se o bufê possui taças, copos e talheres. Pratos, sousplats, guardanapos e toalhas de mesa também podem ser fornecidos. Peça ajuda ao decorador para saber se os estilos das peças e as opções de tecido são adequados à ambientação. As festas com finger foods podem ter lounges e algumas mesas de bistrô, dando um charme a mais ao espaço. As cores devem seguir o estilo da festa. Tons de amarelo e laranja são ótimos para almoços. O branco com tons de verde é neutro e cai muito bem em casamentos durante o dia.

Na hora de comer

Cerimônias pela manhã combinam com um brunch com massa. Almoços devem ter entrada, prato principal e sobremesa, já que os convidados esperam uma refeição completa. Uma opção econômica é o coquetel com prato quente, servido em cumbucas.

Plano B

A chuva não deve comprometer a alegria da festa. O ideal é escolher um lugar que já tenha uma segunda opção com área coberta. 

3 lugares que são perfeitos para este tipo de celebração

Praça das jabuticabeiras

O Espaço Província, na região metropolitana de Belo Horizonte, tem área verde e uma bela estrutura no estilo campestre, que inclui praça das jabuticabeiras, deque e antiquário com altar. O Província chega a abrigar até 1 300 pessoas e já está equipado com cozinha industrial, banheiros e acesso para deficientes. O preço do aluguel varia de acordo com a data.

Oásis verde na capital paulista

Imagine seu casamento em uma reserva biológica dentro da cidade de São Paulo. O Jardim Botânico pode ser esse lugar. É possível alugar a área gramada por um período de 24 horas, sem restrições. Você terá que providenciar tendas, iluminação, banheiros, geradores. E tudo o que for necessário. 

Embaixo das figueiras

O Alto da Capela é um espaço em uma imensa área verde, próxima de figueiras centenárias, perto de Porto Alegre. A casa, que antes abrigava uma capela, foi reformada e é toda decorada com móveis rústicos. Conta com dependências para a noiva se arrumar no dia do evento, além de possuir cozinha industrial e estacionamento. 

 

* Com conteúdo das revistas MANEQUIM NOIVAS e CLAUDIA NOIVAS