Clique e assine com até 75% de desconto

A criança de hoje é o futuro de amanhã

Atitudes que garantem a harmonia entre você e seu pequeno

Por Redação M de Mulher Atualizado em 15 jan 2020, 01h50 - Publicado em 9 set 2014, 21h00

Educar não precisa ser uma tarefa complicada. Jogar limpo e optar sempre pela verdade é a melhor opção e exemplo para os filhos. Listamos algumas atitudes que vão garantir a harmonia entre você e seu pequeno. Confira:

1 – Fale a verdade

Quando a bronca é necessária, não minta. Não é preciso inventar um motivo ou situação para dizer ao seu filho que ele está fazendo algo de errado. O “não” também demonstra carinho, preocupação e amor, quando aplicado com propriedade. Seja objetiva e explique toda a situação real paraa criança entender.

2 – Explique o porquê das coisas

“Filho, o carro só vai ligar se você colocar o cinto.” Com certeza, você já deve ter utilizado tal expressão alguma vez. Pois saiba que a melhor opção é falar a verdade: “o cinto de segurança serve para protegê-lo, caso ocorra um acidente”. Informar a realidade das circunstâncias ajuda a conscientizar os pequenos para situações futuras – como quando, por exemplo, eles descobrirem que o carro funciona, sim, sem o cinto estar preso.

3 – Respeite as regras

Continua após a publicidade

Se você, alguma vez, estipulou alguma regra para o seu filho, não a quebre. Um exemplo fácil é quando não permitimos que ele coma assistindo à televisão ou que não durma depois de determinado horário. Mas aí vale o exemplo: se você pode fazer, porque ele também não pode? O seu exemplo é a melhor situação e é nele que o seu filho vai se inspirar para ser uma pessoa melhor.

4 – Imponha limites

Como citado acima, o “não” muitas vezes demonstra carinho e amor, conceitos-chave para a educação. Nos sete primeiros anos de vida, a fase construtor, quando as bases da personalidade são estabelecidas, o uso do “não” é crucial. Muitos pais não querem ser autoritários e, por isso, acabam “afroxando” nos limites. Criá-los, no entanto, é necessário.

A cada vez que você nega algo e depois permite, perde autoridade com o pequeno e, para eles, a referência é tirada. Com isso, eles entendem que a birra vence. O resultado? Falta do seu controle e do amadurecimento dele.

Orgulho

Quer compartilhar alguma atitude do seu filho que você se orgulha? A Del Valle criou o Mural do Orgulho com essa função. A ideia é enviar uma foto de seu pequeno com uma frase, contando por que ele contribui para um mundo melhor. Essa foto concorrerá a participar da campanha publicitária de Del Valle.

Nota: Se você quiser ver o seu filho no filme da próxima campanha de Del Valle, participe até 14/9. Entre 15/9/2014 e 31/10/2014, ainda será possível o envio de fotografias para o Mural do Orgulho (se forem aprovadas pela moderação). Porém, nesse período, as fotos enviadas não concorrerão ao direito de fazerem parte da próxima campanha de Del Valle Mais.

Continua após a publicidade
Publicidade