8 dicas para evitar stress durante as viagens com o bebê

Mães compartilham dicas para que a viagem com o bebê e com a família seja tranquila e proveitosa

Mães devem pensar em todos os detalhes antes de colocar o pé na estrada
Foto: Getty Images

Organização e planejamento antes da viagem de carro, ônibus ou avião garantem o sucesso do trajeto a ser percorrido. Sempre que possível, dê preferência aos horários noturnos para que a criança durma durante o percurso.

Fale com o pediatra
“Converso com o pediatra antes de viajar e levo duas farmacinhas: uma alopática e uma homeopática, com a indicação do médico de quando usar o quê. E tenho um kit de segurança, com protetores de tomada e de cama para colocar nos quartos dos hotéis.”
Débora, 33 anos, professora, mãe de Amanda, 1 ano e 8 meses

Respeite horários
“Procuro manter a rotina do Antonio quando estamos em férias. Respeito os horários de alimentação, banho e sono. Eu e meu marido temos consciência deque as viagens não são como antes, com liberdade para fazermos tudo o que quisermos e sem demandas, mas curtimos mesmo assim.”
Cecilia, administradora, 34 anos, mãe de Antônio, 1 ano e 7 meses

Dê conforto ao bebê
“Nas viagens não pode faltar o paninho de dormir do meu filho! Levo também o travesseiro e os brinquedos preferidos para ele se sentir em casa. Quando ele era menor, eu carregava papinhas congeladas, pois tinha receio da qualidade da comida dos hotéis em relação a temperos, sal e higiene.”
Helena, 40 anos, farmacêutica, mãe de Pedro, 1 ano e 7 meses

Preparo da papinha
“Viajo muito com minha filha. Acostumei a dar a papinha e a mamadeira na temperatura ambiente – nem morna nem quente. Assim, posso alimentá-la em qualquer lugar, sem me preocupar em procurar um local para esquentar a comida.”
Beatriz, 36 anos, dentista, mãe de Manuela, 2 anos

Programe-se de acordo com o bebê
“Tenho casa na praia e percebi que viajar de dia com meu filho era muito complicado, porque ele é bem agitado. Passei, então, a ir à noite, no horário que estou acostumada a colocá-lo no berço. Dou a mamada, entramos no carro e o Pedro Paulo vai dormindo o trajeto inteiro. De manhã, ele acorda e vai para a areia se divertir – sempre com muito protetor solar e, mesmo assim, até as 10 horas da manhã ou a partir das 16 horas”
Tatiana, 27 anos, hoteleira, mãe de Pedro Paulo, 1 ano

Separe tudo com antecedência
“Eu me organizo antes de deixar a casa. No dia anterior, faço uma lista com todos os itens que vou precisar durante a viagem. Separo por assunto – vestuário (peças para frio e calor, pois a temperatura pode mudar), produtosde higiene e alimentação e brinquedinhos. O ideal é arrumar tudo e checar mais uma vez antes de sair. Vale a pena o trabalho, pois evita o aborrecimento de descobrir, tarde demais, que esqueci alguma coisa importante.”
Carolina, 26 anos, bióloga, mãe de Iara, 1 ano

Leve os brinquedos
“Para evitar o tédio na viagem, coloco um DVD para minha filha assistir durante o período em que ela fica no carro. O preferido dela é o Cocoricó. Levo também livrinhos e brinquedos para distraí-la e ofereço água e alimentos leves, como frutas e bolachas. Em trajetos mais longos, paro a cada duas horas, por uns 15 minutos, para que ela possa se movimentar um pouco.”
Ana, 34 anos, advogada, mãe de Gabriela, 1 ano e 9 meses

Nas viagens de avião
“Na primeira viagem de avião de Luiza, ela tinha apenas 4 meses. Tive medo de que minha filha sentisse dor de ouvido por causa da mudança de pressão atmosférica. Conversei com o pediatra e ele me orientou a dar de mamar ou oferecer a chupeta na hora da decolagem e do pouso. O ato de sugar alivia a sensação de dor. Fiz isso na ida e na volta e não tivemos nenhum problema. Ao contrário, ela adorou a viagem!”
Márcia, 35 anos, professora, mãe de Luiza, 1 ano e 5 meses

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s