Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

7 atitudes para turbinar sua produtividade

Aprenda a administrar seu tempo de trabalho e melhorar seu desempenho

Por Ana Carolina Castro Atualizado em 31 out 2016, 11h31 - Publicado em 30 nov 2015, 13h20

1. Organize sua caixa de entrada

Começar o dia com uma caixa de entrada lotada de emails faz você perder precioso tempo de trabalho. Principalmente quando precisa separar as mensagens importantes de boletins e propagandas. Em 2012 o Radicati Group, uma empresa de pesquisa de mercado de tecnologia, fez um levantamento inédito e descobriu que pessoas que usam o email para trabalho recebem, em média, 110 mensagens por dia. E isso foi há três anos, o volume médio pode ter subido. Para melhorar sua eficiência no trabalho, o primeiro passo é reorganizar sua caixa de entrada. Em quantos boletins e malas diretas você está inscrito? Quais deles realmente são importantes para o seu dia a dia? Tire alguns minutos do seu dia para cancelar o recebimento de tudo o que não é essencial. Feito isso, é hora de uma mudança de hábitos. Antes de iniciar uma extensa troca de emails, veja se a situação não pode ser mais rapidamente resolvida com uma única ligação.

2. Organize sua mesa de trabalho

É natural trazer um pouco da sua casa para o local de trabalho, mas que isso fique restrito a um porta-retrato com fotos da família ou o desenho do seu filho. Trabalhar em uma mesa bagunçada e sem espaço pode atrapalhar – e muito – o desempenho do seu trabalho. Estudos comprovam que a desordem do ambiente prejudica a produtividade e afeta a motivação.

3. Priorize suas atividades

Defina com clareza quais são as suas atividades essenciais ao longo do dia e siga à risca seu cronograma. A coach de carreira Elaine Cafasso sugere listar todos os dias as atividades que são prioridades até o fim do expediente e quanto tempo elas demandam. “Dessa forma, quando você tiver seu próximo espaço livre na agenda, você poderá escolher o que melhor se encaixa no tempo permitido”, disse.

4.Alimente seus sonhos

Acredite: nada é melhor para manter a produtividade do objetivos profissionais bem traçados. Tenha sempre em mente onde quer chegar e faça tudo o que estiver ao seu alcance para realizar seus objetivos.

5. Descubra o que te preocupa

A especialista em vendas e marketing Lisa Barber aconselha a refletir sobre os assuntos que estão ocupando sua mente. “A maioria de seus pensamentos com certeza será sobre coisas que você é incapaz de influenciar neste momento. Talvez você esteja pensando em uma experiência do passado ou uma situação futura que ainda não faz existe. Se você tem um monte de coisas em sua mente, anote tudo que você precisa fazer. Isso cria instantaneamente espaço, libertando sua mente de ter que lembrar que algo e permite que você tome medidas convenientes”, explicou.

6. Amplie seus contatos profissionais

Tente postar um artigo no LinkedIn ou Twitter que possa chamar a atenção de algumas pessoas em seu setor. Ou apenas converse com um colega de trabalho com quem você não fala muito. Esforce-se para estabelecer novos contatos e estreitar os antigos. Ter relacionamentos profissionais ajuda a manter sua produtividade em alta.

7. Pare um pouco para relaxar

Se você está começando a sentir-se oprimida no trabalho, pare por cinco minutos e dê uma caminhada. Vá ao banheiro, caminhe pelo prédio ou vá até a padaria próxima ao escritório para tomar um suco. Estudos recentes mostram que as pequenas pausas no expediente podem fazer maravilhas para sua saúde, mas também podem realmente ajudar a sua mente. Elas quebram a monotonia da rotina e mantêm a mente descansada para cumprir prazos. Se possível, dê preferência a uma área arborizada. Um estudo da Universidade de Michigan apontou que os indivíduos que passeavam através de uma área de natureza apresentavam uma melhora de 20 por cento em testes de atenção e concentração. Isto porque a paisagem e os sons da natureza são benéficos para nossas mentes.

Continua após a publicidade
Publicidade