CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 14,90/MÊS

6 músicas que ajudam a turbinar o cérebro da criança

Entre uma faixa e outra de músicas infantis, ofereça ao seu filho ritmos mais sofisticados. ouça estas sugestões!

Por Milene Chaves (colaboradora) 14 nov 2015, 07h00

Você sabia que a música também ajuda no desenvolvimento das crianças? Os sons são processados pelos mesmos circuitos usados para a linguagem falada. Portanto, ajudam a aprimorar a fala. “A música é o estímulo que tem maior impacto no desenvolvimento cerebral; ela forma, adensa e aumenta redes neurais em mais de uma área. Tonalidades, arranjos, intervalos na harmonia, tudo conta”, explica a pesquisadora em desenvolvimento humano Elvira Souza Lima. Versões da mesma melodia – ora cantada, ora instrumental – também são interessantes. Prefira as que tragam acordes de qualidade: das cantigas de roda à música clássica; de música folk aos clássicos do rock. Escolha uma música, ou monte uma trilha sonora para ouvir com seu pequeno. Abaixo, você encontra alguns ritmos mais sofisticados. Não precisa evitar o CD da “Galinha Pintadinha”. Ouça nossas sugestões entre uma faixa e outra de música infantil.

1. Gymnopédie 3, do francês Erik Satie

Escrita em 1888, as peça para piano têm melodia simples e tocante. A dica é de Elvira Souza Lima, que garante: “Tem criança que ouve esta e pede bis”.

2. Asturias, do espanhol Andrés Segovia

O violonista espanhol é considerado mestre do violão erudito. Ficou famosa sua transcrição para o violão desta música de ritmo flamenco, originalmente feita para o piano.

3. O Trenzinho Caipira, do brasileiro Heitor Villa-Lobos

Uma de suas mais conhecidas peças, o divertido Trenzinho é o quarto movimento das Bachianas nº 2 – imita o som de uma locomotiva.

4. Invocation, do americano Bobby McFerrin

O artista nasceu ouvindo música e é praticamente um case para a neurociência. Ele é pianista, cantor, maestro – capaz de imitar instrumentos musicais com a voz como ninguém.

5. Celebrate, do nigeriano Tony Allen

Esta canção, bem animada, é do respeitado baterista que tocava com otambém nigeriano Fela Kuti. Juntos, são considerados os pioneiros doestilo afrobeat, criado nos anos 1970.

6. Azamane Tiliade, do nigeriano Bombino

O guitarrista e cantor é de uma tribo tuareg. Esta é bem agitada: será que os pequenos vão querer dançar?

Aperte o play:

[spotify id=”spotify%3Auser%3Aclaudia_online%3Aplaylist%3A1TdtHs43dk6bf7em8KdMPQ” width=”300px” height=”380px” /]
Continua após a publicidade

Publicidade