5 perguntas para Bya Barros
A arquiteta e decoradora fala sobre o que gosta no décor e dá dicas
Qual tendência de decoração tem encantado você ultimamente?
Amo décor com personalidade e único, personalizado: com um bom design, mas com toques acolhedores para “esquentar” os ambientes, tornando-os acolhedores. O high low é um estilo que todos os descolados amam: design em contraste com uma peça antiga para equilibrar. Imagine uma peça bem destruída no acabamento… E de repente um quadro de parar tudo! Amo! Também sou fã de toques de cor no off white básico.
O que você recomenda para quem quer mudar a cara da sala, mas de maneira prática, sem quebradeira?
Precisa organizar a sala para que o ambiente permita boa conversa entre amigos se olhando de frente! Muitos colocam sofá e poltronas ao lado um do outro, sem fechar o ambiente. Pense assim: é preciso aproximar os convidados. Gosto de sala ampla, uma apenas, e não muitos ambientes no mesmo espaço. Um ambiente único fica nobre e importante, e pequenos espaços tornam o visual comum.
E para a cozinha ficar mais charmosa, com um “plus”, mas sem gastar muito?
É legal fazer o fogão ficar na cabeceira e prolongar a mesa para degustação e refeições do dia a dia. Isso amplia e economiza o espaço, e aproxima amigos e familiares. Vira um espaço gourmet!
O que você adoraria que todos soubessem sobre decoração?
O espaço de morar é aquele que te faz feliz. O estilo é seu, então assuma o que realmente ama! Bons profissionais, aliás, sabem captar esse toque do morador.
E o que você acha que é cafona/ultrapassado na hora de pensar os ambientes da casa?
Cafona é quem só acumula valores e não tem coragem de gastar consigo e com a família para desfrutar. É deixar o ambiente todo igual, caindo na mesmice.