5 formas de ganhar dinheiro sem sair de casa

Veja quais são os negócios mais promissores para se reinventar profissionalmente

Que tal ser uma agente de viagens customizadas?
Foto: Getty Images

Não importa se você é uma executiva, profissional liberal ou técnica, as atividades a seguir, além de motivadoras e lucrativas, permitem que você se qualifique de maneira rápida para exercê-las. E o melhor: ainda são tendência, o que significa chance de ingressar no mercado sem precisar enfrentar concorrentes já fortemente estabelecidos.

1. Especialista em decoração zen

O que faz: após conquistar as elites das grandes metrópoles, a onda do feng shui se espalha pelo restante do país, popularizando esse conceito de decoração baseado na harmonização de energias. Os especialistas afirmam que o mercado está mais aquecido do que nunca. Cabe ao decorador fazer plantas, montar projetos e executar obras em jardins, residências e empresas. Com formação anterior em decoração, o campo de trabalho aumenta.

Características: gosto por decoração e tempo livre para visitar clientes e comprar produtos.

Estimativa de renda mensal: de mil a 10 mil reais.*

Tempo até operar no azul: de três a sete meses.

Onde estudar O Senac promove o Curso Livre de Feng Shui (sp.senac.br). Outra opção é o Curso de Feng Shui Extensivo, da Sociedade Feng Shui (sociedadefengshui.com/sfs/index.php).

2. Designer de gadgets

O que faz: operando programas de edição de imagens, você pode atuar no desenvolvimento de recursos gráficos para aparelhos como iPad e iPhone. Ainda embrionário no país, o mercado requer profissionais para trabalho imediato e tende a se expandir.

Características: habilidade com computador e domínio de linguagem visual.

Estimativa de renda mensal: de 5 mil a 20 mil reais.*

Tempo até operar no azul: cerca de seis meses.

Onde estudar O Grupo Impacta oferece uma sequência de qualificações breves que dão acesso à Certificação Impacta ICS em Computação Gráfica (impacta.com.br/formacao/design). Outra opção é o curso de Design Gráfico, da ENG DTP Multimídia (eng.com.br/site/index.cfm).

3. Exportadora de produtos ecológicos

O que faz: pegando carona na boa maré das exportações brasileiras, o representante comercial que trabalha com produtos amazônicos – ou com apelo ecológico – vê o leque de oportunidades se abrir mundialmente. Há carência de profissionais na área. Atuando de casa, você precisará encontrar fornecedores diferenciados e, pela internet, descobrir e montar canais para a venda dos produtos em outros países.

Características: poder de persuasão e fluência em inglês.

Estimativa de renda mensal: de 2 mil a 10 mil reais. *

Tempo até operar no azul: cerca de seis meses.

Onde estudar – Uma opção é o curso Como Vender Mais e Melhor, mantido pelo Sebrae (ead.sebrae.com.br/hotsite). Há ainda o curso livre Logística, Marketing e Vendas, do Senac (sp.senac.br).

4. Agente de viagens customizadas

O que faz: em parceria com agências de viagem ou de forma autônoma, você irá organizar roteiros turísticos diferenciados e personalizados. Os clientes, geralmente de classe AA, podem ser encontrados inicialmente no seu círculo de amizades. O desafio é formular trajetos únicos, com hotéis e atrações fora dos roteiros convencionais.

Características: boa rede de contatos pessoais, fluência em pelo menos dois idiomas e vontade de aprender outras línguas – mandarim, por exemplo, pode torná-la uma referência em pacotes de viagem para a China.

Estimativa de renda mensal: de 1,2 mil a 7 mil reais.

Tempo até operar no azul: cerca de seis meses.*

Onde estudar – O Senac oferece o curso livre Agência de Turismo: Implantação e Gestão (sp.senac.br).

5. Contadora para o terceiro setor

O que faz: o boom da criação de organizações não-governamentais (ONGs) passou, mas ainda há cerca de 300 mil delas ativas no país. A maioria dessas instituições precisa de pessoas que conheçam as particularidades e a legislação do setor para cuidar das suas contas, já que seguem regras diferenciadas de repasses de verbas e isenções. O contador de terceiro setor atua organizando toda essa documentação.

Características: gosto por matemática e causas sociais.

Estimativa de renda mensal: de 2 mil a 8 mil reais. *

Tempo até operar no azul: cerca de seis meses.

Onde estudar – O Senac oferece o curso livre de Gestão Contábil e Financeira do Terceiro Setor (sp.senac.br). Para quem tem formação superior em contabilidade, economia ou administração, há a especialização a distância Contabilidade no Terceiro Setor, oferecida pela Universidade Santo Amaro (unisa.br/unisadigital).

 

(* Rendas pesquisadas em Agosto de 2011)
 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s