5 dicas para combater o estresse

Viver estressada e sob pressão faz muito mal à saúde. Veja então como combater esses sintomas e viva melhor

O estresse é normal até certo ponto. O
problema é quando ele passa do limite
Foto: Dreamstime

Você tem se sentido sobrecarregada? Anda irritada, descontente com seu trabalho ou relacionamento amoroso? Sofre de insônia?

Pois saiba: esses são alguns dos sintomas característicos de quem anda passando por situações de estresse constante.

Segundo a psiquiatra Andréa Feijó de Mello, da Unifesp, em São Paulo, uma vida de muitas cobranças e poucos momentos de prazer pode prejudicar sua saúde, desencadeando desde hipertensão até depressão.

Saiba o que o estresse pode trazer de ruim e, aos poucos, com muita persistência, transforme o seu dia a dia para amenizar essa sensação e… ser feliz!

Quando o estresse é normal?

Estresse é o nome dado a uma resposta que o corpo dá a algum tipo de ameaça. “Ao levarmos um susto, o coração bate mais rápido, o raciocínio fica alerta e os músculos, prontos para reagir”, explica a psiquiatra Andréa Feijó de Mello.

Quer um exemplo? Imagine-se no ponto de ônibus quando percebe uma moto vindo na sua direção, em alta velocidade. De repente, você salta para se esconder atrás de um poste e, graças a isso, consegue se salvar. Sua ação só é possível porque hormônios e neurotransmissores (substâncias sintetizadas no cérebro) são instantaneamente liberados e atuam nos órgãos. Até aí, o estresse é normal e desejável, porque sem ele não teríamos chances de escapar de inúmeras situações de perigo.