3 sinais de que você não sabe lidar com dinheiro

Veja pistas de que você não anda cuidando bem das suas finanças

Organizar seu orçamento tem sido uma tarefa difícil? O seu salário mal dá para o mês? Veja sinais de que você não sabe lidar com dinheiro – e dicas para reverter essa situação. 

Você não sabe quanto ganha – ou gasta

Saber o quanto entra e sai de dinheiro da sua conta bancária é fundamental para controlar o seu orçamento. O único jeito de não entrar no vermelho é saber exatamente a quantia líquida que ganha, com todos os descontos de impostos e benefícios. Depois, é a vez de listar os gastos fixos, como financiamentos e contas da casa. A partir desses dados, saberá quanto pode gastar com despesas extras e qual será a eventual sobra.

Leia também:  17 aplicativos para controlar os gastos

Seu crédito vira débito

O cartão de crédito pode ser um aliado na hora de organizar melhor as suas finanças, diante de grandes necessidades ou imprevistos. No entanto, é preciso saber usá-lo. Um dos principais erros cometidos é não pagar o valor integral da fatura – as taxas de juros são destruidoras para o bolso. Não fique carregando o saldo devedor caso não consiga quitar o valor total da fatura. É melhor trocar a dívida por outra que cobre juros mais baratos, como crédito consignado ou crédito pessoal. 

Você ainda não começou a pensar em aposentadoria

Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), publicado em abril deste ano, mostra que 57% dos brasileiros ainda não estão preparados financeiramente para quando atingirem a idade de aposentadoria. Quanto antes começar a poupança, (bem) menor será o comprometimento da renda. A dica é simples: comece já. A quantidade de dinheiro que você terá que poupar por mês será menor dessa forma.

Veja também segredos para guardar dinheiro todos os meses.